INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Mais de 52 mil casos de dengue foram notificados em 2015
Endemias

A Secretaria de Estado da Saúde notificou 52.455 casos de dengue em todo o Estado nas 11 primeiras semanas de 2015. Este dado revela que houve um avanço de 63,77% no número de registros da doença neste ano em relação ao mesmo período de 2014. Nestas 11 semanas foram confirmados a ocorrência de sete óbitos. Os municípios com maior número de casos da doença são a capital, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí, Ceres, Pirenópolis, Rio Verde, Goiatuba, Mineiros e Crixás.

A SES-GO, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e das Regionais de Saúde, tem desenvolvido medidas sistemáticas e pontuais para prevenir a ocorrência e o avanço da dengue em todo o Estado. Entre tais iniciativas destacam-se o controle de vetores nos municípios com maior infestação do mosquito Aedes aegypti; a estruturação de uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito nas residências de forma rotineira e, ainda, a realização de assessorias técnicas e supervisões nos municípios elencados como prioritários.

Até o momento foram realizadas visitas técnicas e supervisões direcionadas nos municípios de Anápolis, Caldas Novas, Cavalcante, Pirenópolis, Ceres, Hidrolândia, Itumbiara, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Valparaíso e Alto Paraíso. Nos próximos dias, a ação será efetivada em Iporá, Luziânia, Rio Verde e Jataí. Na oportunidade, as equipes da SES-GO reúnem-se com gestores e técnicos das áreas de vigilância epidemiológica, controle de vetores, assistência e educação em saúde com o propósito de conhecer e avaliar as atividades realizadas e, se necessário, sugerir as alterações a serem efetivadas.

O total de casos registrados nas 11 primeiras semanas deste ano supera o quantitativo notificado nos 12 meses de 2011 e de 2012. Na ocasião, foram feitos os registros de 44.009 e 31.952 casos, respectivamente. O coordenador da Dengue em Goiás, Murilo do Carmo, atribui o avanço da dengue neste ano a uma série de fatores, entre os quais a baixa adesão da população às medidas preventivas a serem desenvolvidas no próprio domicílio e nos locais de trabalho; à circulação simultânea de vírus; à ocorrência de chuvas; à deficiência na coleta de lixo em grande parte dos municípios e à disposição incorreta de material que se transforma em criadouro do Aedes aegypti, entre os quais pneus, latas, vasilhas e até mesmo tampinhas de garrafa.

Fonte: Goiás Agora