INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Laboratório do Crer oferece tecnologia rara no País
Tecnologia

O Laboratório de Análise de Movimento do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) é capaz de oferecer exames com diagnósticos precisos que facilitam a tomada de decisões tanto para tratamento clínico quanto para o tratamento cirúrgico dos pacientes. O laboratório é voltado sobretudo ao atendimento de portadores de doenças neurológicas graves, perfil dos pacientes do Crer, principalmente os que têm lesões encefálicas do tipo acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, pacientes amputados e pacientes com outras sequelas neurológicas que têm como consequência alterações e comprometimentos nos membros inferiores: quadril, joelho ou pé, conforme explica um dos médicos que chefiam a equipe do laboratório, João Alírio Teixeira da Silva Júnior.

“É uma ferramenta importantíssima no diagnóstico de pacientes que apresentam alterações complexas do movimento e que oferece um diagnóstico exato da real situação do paciente”, garante o médico. Com dados estáticos e dinâmicos e um diagnóstico rigorosamente preciso em mãos, a equipe médica tem melhores condições de avaliar e traçar um planejamento também mais preciso e eficaz para o tratamento do paciente. O laboratório oferece filmes gráficos e dados que quantificam o grau de comprometimento do paciente.

Planejamento preciso no tratamento
“Um exemplo da aplicação desse tipo de análise do movimento é quando existe uma indicação para uma cirurgia e o Laboratório de Movimento entra como um auxiliar, oferecendo exames complementares, para que o cirurgião tenha mais dados e possa planejar melhor o procedimento que precisa ser feito” explica o fisioterapeuta e coordenador do laboratório, Darlan Ribeiro.

Os exames feitos no laboratório ainda permitem aos médicos e aos diversos profissionais da saúde traçar e planejar estratégias de reabilitação na terapia ocupacional; avaliar o uso de próteses em pacientes amputados, e verificar se ele está adaptando-se bem a ela, e avaliar o uso de órteses nos tratamentos, também em termos de adaptação do paciente.“Como o exame é bastante complexo, demorado e demanda a atuação de muitos profissionais, a nossa meta é atender oito pacientes por semana”. Antes de ter sua marcha avaliada o paciente passa por longa e rigorosa avaliação física, que irá subsidiar os resultados obtidos pelas câmeras de vídeo e imagens computadorizadas.

Produção de conhecimento e pesquisa

O laboratório possui outro grande objetivo além da avaliação clínica e precisa de pacientes, que é a produção de conhecimento e de pesquisa na área da saúde. “É nossa ambição produzir bastante conhecimento e publicações, trazer essa notoriedade para o Crer no que diz respeito à produção de conhecimento e não apenas como centro de referência de tratamento” acrescenta Darlan.

Segundo ele, no momento dois estudos estão sendo desenvolvidos no laboratório. “Nós estamos conduzindo um estudo com pessoas normais, adultos, jovens e pessoas da terceira idade para identificar o padrão normal da forma como as pessoas, nessas faixas etárias, caminham; e paralelamente, um segundo estudo que estamos fazendo refere-se a avaliações das principais classificações clínicas de pacientes do Crer, pacientes com distúrbios neurológicos, distúrbios neuromusculares, estamos trabalhando para identificar as características da marcha de cada um desses grupos”, explica Darlan.

Potencialmente o laboratório também permite e possibilita o estudo de qualquer movimento do corpo, inclusive de movimentos da face, embora, nesse momento o foco seja a marcha (o caminhar) dos pacientes. Saltos, gestos esportivos e qualquer outra espécie de gesto também podem ser ali avaliados.

Plataformas móveis
Uma das peculiaridades da instrumentação do laboratório do Crer são as plataformas móveis. Elas facilitam a coleta de dados porque são móveis, com adequação ideal ao tamanho da passada do paciente. “As plataformas se adaptam ao tamanho da passada do paciente, pode ser uma criança ou uma pessoa de 1,80m, a mudança das plataformas torna o exame ainda mais preciso, essa é uma peculiaridade muito forte do laboratório e que é encontrada em pouco lugares do mundo”, aponta Darlan.

Darlan esclarece que laboratórios de análise de movimento são mais comuns dentro de universidades, inclusive em Goiâni. Além do laboratório do Crer, existem outros dois, um na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e um na Universidade Federal Goiás (UFG), todos voltados para a área de pesquisa acadêmica e científica. Ele explica que no Brasil laboratórios desta natureza são voltados para a área clínica em centros de saúde e são raros. Funcionam apenas na rede Sarah Kubitschek, com sede em Brasília e filiais em outras sete capitais; no Hospital Albert Einstein em São Paulo, e na Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) em São Paulo.

Custo do laboratório

Antes da captação das imagens de movimento do paciente, ele passa por exame físico que fornece dados para subsidiar o software. Foto: Leo Iran.

Antes da captação das imagens de movimento do paciente, ele passa por exame físico que fornece dados para subsidiar o software. Foto: Leo Iran.

Somente  a instrumentação do laboratório (câmeras, plataformas e licenças de software) custou em aproximadamente US$ 300 mil. No Crer, o laboratório começou a ser montado em fevereiro de 2014 e atende pacientes desde janeiro deste ano.

Ao todo, a montagem do laboratório ficou orçada em R$ 1 milhão. Composto por uma equipe de médicos, fisiatras e engenheiros capacitados por profissionais dos Estados Unidos, ele funciona de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.

O laboratório avalia e atende, gratuitamente, via Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas de qualquer faixa etária, desde que sejam capazes de caminhar sozinhas (já que a realização do exame exige essa condição). Para ter acesso ao laboratório o paciente precisa ser antecipadamente triado por uma equipe médica do Crer, e para chegar ao Crer, o paciente precisa passar pela Secretaria Municipal de Saúde.

Avaliação da paciente R.R.C. de 12 anos  pelo fisioterapeuta Darlan Ribeiro, no Laboratório de Análise de Movimento. Foto: Leo Iran.

Avaliação de paciente pelo fisioterapeuta Darlan Ribeiro, no Laboratório de Análise de Movimento.  

- Goiás Agora