INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Tradicional Festa do Divino Pai Eterno começa nesta sexta
Religião

Com expectativa de receber 2,5 milhões de pessoas nos dez dias de festividade, o maior evento religioso do Centro-Oeste, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, começa nesta sexta-feira, dia 26. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) já está com tudo pronto para dar suporte, através do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), aos milhares de peregrinos que vão à festa religiosa.

cartrindade17_600x400-234x199

Centro de Apoio ao Romeiro fica no KM 9,5 da GO- 060 Foto: OVG

A estrutura do CAR funcionará no mesmo local dos anos anteriores, no Km 9,5 da GO-060, a Rodovia dos Romeiros, com inauguração às 7h30 desta sexta-feira, 26. O Centro funciona 24 horas com o apoio de cerca de 150 pessoas, entre cozinheiras, atendentes de balcão, funcionários da Organização, bolsistas e voluntários.

Eles vão se revezar na produção e distribuição de lanches aos peregrinos que participarem da romaria, que termina no dia 5 de julho. Serão servidos leite com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O projeto tem o apoio de vários órgãos do Governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. A OVG espera atender mais de 300 mil romeiros.

Estrutura do CAR
O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) terá quase dois mil metros quadrados de área física, com cozinha, onde são preparados os lanches para os romeiros e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A diretora geral da OVG, Eliana França, informa que no espaço também haverá apoio médico com ambulância, enfermeiras aferindo a pressão, além de massagem. “Tem também um espaço de reflexão, que chamamos de capela, em que ele [romeiro] pode rezar, meditar, ou apenas descansar um pouco da caminhada”.

Eliana explica que em 1999, no governo Marconi, foi criado este CAR. “Antes já existia algo muito pequeno, que era uma Kombi distribuindo basicamente café”.  Números registram que de 2011 a 2014, o CAR de Trindade atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas na festa religiosa.

A estrutura contará ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros.

22-06-2012-Bombeiro-Rodovia-dos-Romeiros-5812-234x199

Durante a festa vão trabalhar 600 bombeiros Foto: Bombeiros

Bombeiros
Durante os dez dias da Romaria do Divino Pai Eterno, 600 homens do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão para garantir a segurança e o atendimento à comunidade local e a todos os romeiros que visitarem Trindade. O subcomandante da 1ª Companhia Independente de Trindade, capitão Josef Patrick Nowak, informa que haverá uma viatura na saída dos romeiros, duas na entrada da cidade e mais uma em frente a tenda da OVG.

Em dias mais cheios, haverá duplas de socorristas nas igrejas, equipadas com materiais de primeiros socorros. Ainda haverá viaturas de salvamento, de incêndio e um helicóptero, caso aconteça algum fato de maior gravidade.

O capitão Patrick conta que os principais casos atendidos pelos bombeiros são maus súbitos como queda de pressão ou dificuldade respiratória. Ainda, é comum princípios de incêndios, quando utilizam botijão de gás em locais impróprios ou de maneira errada.

Ele alerta que é importante estar bem hidratado e ter uma alimentação adequada antes, durante e após a caminhada. Além disso, é bom evitar o sol intenso entre as 10 e 16 horas. “A prevenção é a melhor coisa. Temos panfletos informativos para os romeiros”.

Para quem vai se hospedar pelas pousadas e hotéis de Trindade, o capitão Patrick orienta para não acender velas no interior dos cômodos e verificar os certificados dos bombeiros nos locais.

Desde abril, o Corpo de Bombeiros realizou a Operação Terra Santa Segura, onde foram inspecionados mais de 150 estabelecimentos e 20% deles apresentaram alguma irregularidade. A principal delas se relaciona a modificações de área construída e na altura da edificação. “Fiscalizamos todas as hospedagens de Trindade, falamos o que arrumar e depois a gente retornou para que na festa tudo esteja regularizado”. E o capitão lembrou que para qualquer emergência, o telefone dos Bombeiros é 193.

Orientações:
Caminhada
-Evite caminhar nos horários de maior temperatura, entre 10 e 16 horas;

-Hidrate-se e alimente-se durante o trajeto;
-Use roupas e calçados confortáveis;
-Ande sempre em grupos e não caminhe pela rodovia;
-Em caso de emergência, chame ou peça para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

Hospedagem
-Escolha estabelecimentos que tenham certificação do Corpo de Bombeiros;
-Idosos e crianças: tenham sempre em mãos um cartão de identificação contendo o nome e telefones da pousada/hotel em que estejam hospedados;
-Não deixe velas acesas dentro dos quartos e não deixe fósforos ou isqueiros ao alcance de crianças;
-É proibida a utilização de botijões pequenos (3kg) em barracas, tendas ou outras ocupações similares.

Missas e Procissões
-Cuidado para não se queimar com velas e, nas procissões, cuidado com o cabelo da pessoa que está à sua frente;
-Procure sempre se alimentar bem antes das cerimônias religiosas, evitando desmaios por fraqueza;
Em caso de algum mal-estar, procure deitar-se, de preferência em lugar arejado

- Goiás Agora