INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Bombeiros lançam Operação Férias Turista Seguro
Prevenção

41ª Operação Férias Turista Seguro será lançada às 8 horas desta quarta-feira, dia 1º de julho, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A coletiva de imprensa sobre a ação e o embarque do efetivo que irá garantir a segurança dos turistas nos principais balneários e pontos turísticos de Goiás durante o mês das férias escolares será no 1º Batalhão Bombeiro Militar, que fica na Rua 66, nº 253, Centro, perto do Parque Mutirama.

Efetivo e equipamentos
O comandante da Operação Férias Turista Seguro, coronel Adval Dias Mateus, apresenta as viaturas e equipamentos que serão empregados no trabalho preventivo dos Bombeiros durante a temporada, além dos detalhes do planejamento da Operação. As ações dos Bombeiros terão como principal objetivo prevenir afogamentos e acidentes diversos nos principais balneários e pontos turísticos do Estado, em especial às margens do Rio Araguaia.

Foto: CBMGO.

Foto: CBMGO.

Serão realizados trabalhos preventivo e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders, boias de segurança e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.

Este ano a Operação, que está em sua 41ª edição, quer agregar todas as boas iniciativas implementadas nos anos anteriores, com o foco na conscientização dos turistas com relação à utilização de coletes salva-vidas, tendo em vista que a maioria das pessoas que perdeu a vida por afogamento não utilizava o equipamento.

Proteção
Há mais de quatro décadas o CBM-GO faz, anualmente, a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros ao longo do Rio Araguaia e seus afluentes. Além dos quartéis dos Bombeiros espalhados pelo interior do Estado, postos avançados serão montados em pontos estratégicos de concentração de turistas.

Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves. A 41ª Operação Férias Turista Seguro contará, como sempre, com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece ótimas instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação.

Foto: CBMGO.

Foto: CBM-GO.

Os bombeiros empenhados na 41ª Operação Férias Turista Seguro compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações, entre outros.

Bombeiros Mirins
Outra iniciativa já consolidada e que também será promovida este ano é a da formação de turmas do Projeto Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia. Aragarças, Britânia, Faina, Bandeirantes, Aruanã, Cocalinho e Luis Alves sediarão o projeto que aposta nas ações educativas.

Os grupos, formados por crianças de ambos os sexos, recebem instruções de cidadania, ordem unida, educação física, técnicas de bombeiro, além de normas de segurança no Rio Araguaia e preservação do meio ambiente. O objetivo do Projeto Anjos do Araguaia é capacitar as crianças como agentes multiplicadores da doutrina do Corpo de Bombeiros, focada na prevenção dos acidentes e na promoção de boas práticas ambientais.

Em termos práticos, após orientações, os Bombeiros Mirins – Anjos do Araguaia atuarão percorrendo os acampamentos mais próximos, levando aos turistas e à comunidade orientações e informações sobre a preservação ambiental e as normas de segurança.

- Goiás Agora