INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Goiás receberá Festival Gastronômico no feriado da Independência
Cultura

Em plena Semana da Pátria – quando se comemora a Independência do Brasil – a cidade de Goiás vai receber mais uma edição do Circuito Gastronômico Goiás, idealizado pela Goiás Turismo. De 4 a 7 de setembro, desembarca na antiga capital do Estado um seleto time de chefs, baristas, sommeliers e demais especialistas na arte de criar verdadeiras delícias na cozinha, tendo como objetivo promover o intercâmbio cultural e de conhecimentos relativos à alta culinária.

Para este ano foram selecionados 15 chefs de renome nacional, internacional e de prestígio local; além de profissionais que se especializaram no preparo de drinks, o mixologista; cafés, o barista, e na degustação de vinhos, o sommelier. A Vila Gastronômica ganhou um novo espaço e será instalada no recém revitalizado Largo da Carioca. Segundo explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Goiás Turismo, Frederico Costa, a mudança de local foi pensada para conferir mais comodidade aos participantes, que usufruem as várias atrações ao longo de todo o dia. “O Largo da Carioca oferece todas as condições para acomodar bem o evento. Muito bem arborizado e arejado, à beira rio e agora, após a sua revitalização, nos proporciona o ambiente perfeito para recebermos os visitantes interessados em aprender os segredos culinários de grandes chefs, e ainda usufruir das delícias preparadas pelos restaurantes participantes”, explicou.

A proximidade com a natureza também estimulou os realizadores a implementarem este ano o Momento Piquenique todas as tardes, quando os participantes serão convidados a aproveitar, à sombra de uma árvore, as delícias produzidas tanto no festival quanto aquelas trazidas de casa. “Vamos distribuir toalhas próprias para as pessoas se acomodarem aos pés das árvores e fazerem um verdadeiro piquenique, seja com os produtos adquiridos na feira gastronômica, ou com os pratos que trouxerem de suas casas. A nossa intenção é permitir que as pessoas possam aproveitar o evento em sua integralidade”, detalha Frederico.

São destaques desta edição os chefs Guga Rocha, Jimmy McManis e Paula Labaki, dentre outros. Guga Rocha ficou nacionalmente conhecido ao se tornar um dos finalistas do programa Master Chef. Hoje está a frente do programa Homens Gourmet, do canal FoxLife. Já Jimmy McManis empresta suas habilidades culinárias para o programa Mais Você, da Rede Globo, onde sai em busca de ingredientes e receitas exóticas. E Paula Labaki que foi escolhida para ser consultora do programaMaster Chef Brasil.

O festival
arroz com costelinha e pequi  comida goiana

Festival Gastronômico da Cidade de Goiás começa no dia 4, às 19 horas, com a solenidade oficial de abertura no Palácio Conde dos Arcos, seguido pelo Jantar Festivo organizado pela Associação dos Restaurantes, Pousadas e Hotéis (Arphos Goiás), onde serão apresentados em formato de menu degustação os pratos servidos durante o festival, na Vila Gastronômica. Para participar do jantar, é preciso pagar R$ 20, cobrados pela Arphos.

Sábado, dia 5, e domingo, 6, o Festival tem início às 9 horas e segue com a realização das aulas show dos 18 participantes convidados. Aos interessados em assistir as aulas show, são oferecidas 200 vagas em cada uma delas. A inscrição é feita no dia do evento, com um pouco de antecedência, até o limite de vagas.

Durante todo o dia, o público terá acesso às delícias dos produtores locais, comercializadas na Feira Gastronômica. Já a Vila Gastronômica, que abriga os dez restaurantes selecionados, pode ser visitada das 19 às 23 horas. Este ano, a Vila ganhou um espaço voltado para vinhos e cervejas artesanais. Para esta edição também foi criado um Espaço Kids, com programação especialmente elaborada para entreter as crianças.

O evento será encerrado na segunda-feira, 7 de setembro, com o oferecimento do tradicional Almoço de Folia, servido de graça, uma refeição regional e repleta de sabor goiano. São esperadas cerca de 600 pessoas para este almoço.

- Goiás Agora