INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Goiás prepara Dia D pela inserção do deficiente
Campanha

Reunir, em um só local e dia, empregadores e trabalhadores com deficiência, além de órgãos e entidades que trabalham com a questão da inclusão social da pessoa com deficiência. Esse é o objetivo da primeira edição em Goiás do Dia D ? Campanha de Inclusão da Pessoa com Deficiência e de Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho lançada pelo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, e a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã. O Dia D será no próximo dia 25 no Sine-Goiás, na sede da Secretaria Cidadã, na Avenida Universitária, nº 609, Setor Universitário.

Também participaram do lançamento a representando o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder), Dilze Percílio , e a estudante Jane Freitas Batista, representando o segmento das pessoas com deficiência. Jane é aluna do curso de auxiliar administrativo para pessoas com deficiência ministrado pelo Senai-GO.

O superintendente Arquivaldo Bites agradeceu à secretária Lêda Borges pela parceria na campanha e ressaltou a importância do evento desta quarta-feira, dia 10, para sensibilizar mais empresas a oferecer vagas para pessoas portadoras de deficiência. ?Já temos ofertadas 250 vagas para esta campanha e esperamos preencher ao menos 100 dessas vagas no dia da campanha?, disse Bites. Segundo ele, cerca de 60% das empresas goianas atendem ao que manda a legislação.

A secretária Lêda Borges enfatizou que a campanha, além de promover a inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, é também uma oportunidade para a conscientização social da questão. ?O Dia D vai além da inserção no mercado, ele demonstra também que a sociedade discute, aceita e quer de fato dar oportunidades de crescimento profissional a todos. Estou feliz com essa parceria, tenho certeza de que esse dia será mais uma voz ecoando respeito aos direitos das pessoas?, disse a secretária no evento.

Números
Lêda Borges lembrou números do setor em Goiás, cujos dados do IBGE mostram que cerca de 24% da população apresenta algum tipo de deficiência (incluindo problemas visuais), o que resulta em cerca de 1,3 milhão de pessoas. Desse total, 600 mil estão aptas ao mercado de trabalho e cerca de 300 mil encontram-se empregadas. A secretária revelou ainda no evento uma proposta de sua autoria, encaminhada ao governador Marconi Perillo, sugerindo um desconto de 20% no saldo devedor no programa Produzir para as empresas que empregaram pessoas dos chamados segmentos de vulnerabilidade social, como idosos e pessoas portadoras de deficiência. A proposta segue em estudo no governo, com o aval do governador.

A primeira edição da campanha em Goiás será no próximo dia 25, quando serão reunidos, em um mesmo espaço, as empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os cidadãos que buscam recolocação no mercado de trabalho, tantos portadores de deficiência quanto reabilitados do INSS. A secretária Lêda Borges ressalta que é importante que o trabalhador portador de deficiência que busca uma colocação no mercado compareça ao local e não se contente apenas em buscar informação de vaga por telefone. ?Isso é fundamental porque mesmo que ele não consiga a vaga no dia, ele pode se cadastrar no banco de currículos do Sine e do Fimtpoder, o que aumenta as chances dele de conseguir mais rapidamente uma outra vaga?, explicou Lêda Borges.

O site da Secretaria Cidadã conta com ofertas de vagas para pessoa portadora de deficiência. Basta acessar e clicar no banner do lado direito em Ofertas de Emprego e depois em PCD. Também são disponibilizadas, semanalmente, as vagas disponíveis no Facebook Secretaria Cidadã.

Vagas nos Estados
Dos Estados que realizaram a campanha no ano passado, os que mais abriram oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados. De janeiro a junho de 2015, foram fiscalizadas 269 empresas para cumprimento das cotas, previstas na Lei 8.213/91. Com isto, foram inseridas 288 pessoas com deficiência e autuadas 67 empresas por descumprimento da legislação. As multas variaram de R$ 1.195,13 a R$ 1.792,70, por empregado deficiente não contratado.

- Goiás Agora