INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Operação Boas Festas garante segurança nas compras em Goiânia
Segurança Pública

Nesta época do ano, as principais regiões comerciais de Goiânia atraem multidões que querem comprar os presentes de Natal. Maior movimentação que também leva à maior circulação de dinheiro, o que chama a atenção dos bandidos. Para garantir a segurança dos consumidores e também dos comerciantes, a Polícia Militar realiza a Operação Boas Festas até o dia 2 de janeiro de 2016 em Campinas e no Centro.

O efetivo foi reforçado nesses dois setores e a presença da polícia nas ruas se intensificou nos últimos dias. Segundo o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Ricardo Mendes, a finalidade é dar tranquilidade à população e combater principalmente furtos e roubos, que ocorrem com mais frequência no final do ano.

O número de policiais, que segundo ele já é suficiente para atender à demanda, será reforçado a partir da próxima segunda-feira, dia 14, com 340 homens e mulheres que concluíram o curso de aperfeiçoamento na Academia da PM no último dia 11. “Nós iremos intensificar as abordagens a pessoas suspeitas, em estabelecimentos comerciais e nos ônibus. Vamos propiciar uma presença mais efetiva da PM com bloqueios e blitzen nessas localidades”, diz.

Mendes lembra que a corporação atua em duas frentes: a preventiva e a repressiva. A primeira é classificada como policiamento comunitário, por meio do qual são repassadas dicas de segurança aos consumidores para evitar esses tipos de crimes. Aos comerciantes em geral, as orientações são: evitar ficar sozinho no seu estabelecimento comercial, após a movimentação financeira, fazer o depósito no banco e evitar deixar dinheiro em caixa, manter sempre os funcionários atentos às pessoas estranhas no comércio.

id="attachment_293692" class="wp-caption alignleft" style="text-align: justify;">Assessor de comunicação da PM de Goiás, tenente-coronel Ricardo Mendes. Foto: Facebook PM

Assessor de comunicação da PM de Goiás, tenente-coronel Ricardo Mendes.
Foto: Facebook PM

Já para aqueles que vão bater perna atrás dos presentes: nunca carregue sua bolsa ou mochila nas costas, coloque-a sempre na frente, evitar usar o celular em lugares movimentados, ficar atento à movimentação de veículos e pessoas estranhas.

id="attachment_293634" class="wp-caption alignright" style="text-align: justify;">Prevenção a crimes será realizada por meio do policiamento comunitário. Foto: Facebook PM

Prevenção a crimes será realizada por meio do policiamento comunitário.
Foto: Facebook PM

Polícia Comunitária
Ainda nas ações preventivas, a PM concentra esforços na modalidade de policiamento comunitário, que visa aproximar cada vez mais a instituição dos comerciantes e da população.”Essa aproximação é feita com reuniões, visita da PM aos estabelecimentos comerciais e também com ferramentas de acionamento da polícia mais rápidas como por exemplo grupos de Whats App  - aplicativo de troca de mensagens instantâneas pelo telefone celular.

Um grupo de Whats App hoje contempla os comerciantes de uma determinada localidade com o acionamento direto da viatura.

Isso faz parte de uma das ações de policiamento comunitário, além é claro do policial conhecer o comerciante, o comerciante conhecer o comandante da unidade, de saber e poder confiar na instituição. Basicamente, a filosofia de policiamento comunitário é uma filosofia de confiança mútua entre instituição e população”, define Mendes.

Polícia nas ruas
Por determinação do comandante-geral da corporação, coronel Silvio Benedito Alves, neste mês de dezembro os policiais de todas as unidades administrativas do Estado de Goiás devem cumprir meio expediente no serviço administrativo e a outra metade na parte operacional, para realizar o policiamento ostensivo.

- Goiás Agora