INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Prefeitos divulgam medidas para combater a Dengue
Endemias

Prefeitos participantes do lançamento nesta terça-feira, dia 15, do movimento Goiás contra a Dengue, como os de Aruanã, Paulinho Peixe Vivo, e de Morrinhos, Rogério Troncoso, falaram de experiências positivas no combate ao Aedes aegypti. Em Aruanã, segundo o prefeito, houve redução de 83% dos casos desde a implantação das ações pela prefeitura.

A primeira medida em busca de um bom resultado, segundo o prefeito Paulinho, é reconhecer que existe um problema. E sugeriu aos colegas que, se preciso, parem todas as demais ações só para se concentrarem na luta contra o mosquito. “Não podemos esperar que os outros resolvam os nossos problemas”, aconselhou.

Outro ponto fundamental foi a conscientização dos moradores, por meio de medidas como colocar um adesivo nas residências com a frase “Esta casa não tem dengue”. E também com a limpeza dos logradouros. “Assim, a população vê que estamos fazendo nossa parte”, contou.

Lotes vagos
Em Morrinhos, Rogério Troncoso viu nos lotes vagos a maior ameaça. Segundo ele, 35% dos casos de criadouros estavam nessas áreas. Dessa forma, disse que mantém um constante trabalho de roçagem de lotes e coleta do lixo produzido. Outra medida foi a divulgação de álbum de figurinhas, que poderiam ser obtidas com garrafas pets. Assim, no fim do programa, mais de 60 mil garrafas foram trocadas.

Dessa forma, a exemplo do governador Marconi Perillo, Troncoso vê na educação das crianças o meio mais eficaz de combate ao mosquito. Nas escolas municipais, as grades curriculares contêm a matéria meio ambiente, que trata da questão do lixo e de doenças infectocontagiosas. “É preciso criar essa cultura nas crianças, que vão cobrar dos pais”, sugeriu.

Os prefeitos de Goiânia, Paulo Garcia, e Maguito Vilela, de Aparecida, também reforçaram a necessidade de mobilização geral da população. Maguito comparou o mosquito a um serial killer que precisa ser combatido por meio de um pacto. “A responsabilidade é de todos”, afirmou.

- Goiás Agora