INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Rede Nacional de Laboratórios contra a lavagem de dinheiro já identificou quase 2200 casos suspeitos de corrupção e outras ilegalidades.
Brasil

Laboratórios financiados pelo Ministério da Justiça, em conjunto com os governos estaduais já funcionam em 21 estados e no Distrito Federal.

Uma rede nacional de laboratórios contra a lavagem de dinheiro já identificou quase 2200 casos suspeitos de corrupção e outras ilegalidades.Com os processos, caso os réus sejam julgados como culpados, a expectativa é recuperar mais de R$ 22 bilhões.

A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, conhecida como Rede-LAB, é formada por 34 unidades espalhadas pelo país. Em 2015, outros nove laboratórios vão ser inaugurados em estados como Ceará, Alagoas e Roraima. O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, Ricardo Saad, aponta que as principais vantagens do sistema de análise de dados são a rapidez na resolução dos casos e a recuperação dos valores envolvidos. 

Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça Ricardo Saad fala sobre o avanço com os laboratórios (...)-" Antes da existência do laboratório, quando a gente quebrava o sigilo bancário, às vezes, o inquérito ficava, entre aspas, parado, aguardando análise de dados dois, três anos, nos casos mais complexos. Hoje essa análise pode ser feita em, no máximo, uma semana. O que se conseguia fazer bem era investigando a pessoa, só que a recuperação do produto de crime era feito com bastante deficiência. Enfatiza Saad.

 A lavagem de dinheiro é o crime que tenta dar aparência de ilegalidade aos valores obtidos de forma criminosa. Um exemplo é a abertura de uma empresa de fachada que não tem objetivo de praticar nenhum negócio, mas apenas de justificar a movimentação ilegal de recursos. Por meio de programas avançados de rastreamento de valores, é possível descobrir o caminho do dinheiro ilegal e identificar a relação entre os suspeitos. 

Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça Ricardo Saad:afirma estar com processos avançados nas investigações de desvio de recursos públicos. (...)-"A gente simplesmente tem a conta que o dinheiro entrou e todas as contas ali relacionadas, só que a gente não sabe que caminho o dinheiro faz. A gente vai descobrir quem é o chefe da organização criminosa, vai descobrir que aquele chefe da organização criminosa tem um relacionamento com algum político, por exemplo, que tem algum relacionamento com o tráfico de drogas(...). 

Fonte: RBC