INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Ano letivo na rede estadual começa no dia 22

Com escolas reformadas e inúmeras ações de reforço implementadas nos últimos quatro anos em toda a estrutura pedagógica da rede, o ano letivo nas escolas públicas estaduais tem início no próximo dia 22. De acordo com o superintende de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), Raph Gomes Alves, desde o momento em que o Governo de Goiás instituiu o Pacto pela Educação, a organização pedagógica das escolas passou por uma reestruturação, uma  organização de conteúdo. “Hoje o aluno que vem para a nossa rede conta com um currículo referência, ou seja, em qualquer escola da rede pública estadual onde ele for estudar existirá uma organização de conteúdo que é garantida a ele”, explica o superintendente.

Segundo Raph, o aluno da rede estadual de ensino também conta hoje com acesso ao material de apoio (os chamados Cadernos Educacionais). Além de livros didáticos oferecidos gratuitamente aos alunos, foi elaborado pela Secretaria um material de apoio específico nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

Avaliação Diagnóstica
Raph explica que no início de fevereiro todos os alunos da rede estadual farão a Avaliação Diagnóstica que permitirá aos professores, e às respectivas coordenações pedagógicas, terem uma noção da aprendizagem de cada um deles nessas três disciplinas. “Essa avaliação nos dará um direcionamento do modo por meio do qual esse aprendizado deverá ser conduzido, de forma a podermos aproveitar aquilo que o estudante já tem de potencialidade e focar em ações que revertam uma possível situação de déficit de aprendizagem na rede” avalia Raph.

Formação Continuada de Professores
Outro destaque da reestruturação pedagógica das escolas da rede estadual é o processo de Formação Continuada dos Professores. “Hoje, todos os 20 mil professores que estarão em sala de aula em 2014 já passaram por esse processo que visa o melhoramento do currículo desses profissionais e a troca de experiências entre eles”, afirma o superintendente.

Ano de consolidação
Para Raph 2014 será um ano letivo de consolidação de ações que já vinham sendo desenvolvidas ao longo dos quatro últimos anos. “A gente tem a continuidade do incentivo ao estudante com o Prêmio Aluno; contamos também com o repasse de recursos financeiros para as escolas, para a aquisição de material pedagógico e de material de apoio ao desempenho do aluno em sala de aula; além disso, contamos hoje com professores e diretores mais preparados e com uma coordenação pedagógica mais atuante, esse é o panorama que encontraremos em 2014”, analisa Raph.

Mais de 800 escolas reformadas
Em todo o Estado mais de 800 escolas da rede pública foram reformadas. Em Goiânia todas as 129 unidades de ensino foram reformadas e adaptadas por meio do programa Nossa Escola. “A reforma das unidades potencializa o processo de aprendizagem, uma vez que oferece condições ideais e que colabora com o processo educativo, contribuindo para que haja comodidade para que nossos alunos aprendam sempre mais e melhor”, afirma o subsecretário de Educação de Goiânia, professor Marcelo Ferreira de Oliveira.

Contudo, o professor também destaca que o principal elemento para melhorar a qualidade do ensino foram os investimentos na área pedagógica enumerados acima. Segundo ele, em 2014 a expectativa de Goiás em relação novo índice do Ideb é de que haja crescimento. “Estaremos neste ano consolidando todas as ações pedagógicas e de infraestrutura para que o nosso aluno continue aprendendo e para que o sistema educacional goiano figure entre os melhores do Brasil”.