INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Em quem votar nessas próximas eleições?
Comunicado

Em outubro, prefeitos e vereadores serão escolhidos pelo voto. O Jornal Folha de ceres pesquisou bastante para saber como escolher um bom candidato. Realmente não existe fórmulas, mas existe alguns cuidados que evitam o arrependimento.

Nas eleições municipais existe uma facilidade na escolha do candidato porque o eleitor está mais próximo dos políticos. Às vezes o candidato é um comerciante local, uma liderança de alguma entidade, um profissional conhecido, um vizinho e ou alguém que talvez está na esquina de sua casa.

É a proximidade com o político que torna mais fácil seguir a primeira dica:
1 - Examine a vida anteriormente do candidato.

2- Veja se o candidato é ``ficha suja” ou “ficha limpa” cabe mais ao eleitor do que à Justiça Eleitoral, já que o único impedimento que a lei coloca ao candidato em relação ao seu passado é não ter condenação transitada em julgado, ou seja, não ter sentença condenatória definitiva (sem possibilidade de recurso).
3- veja se o Candidato cumpriu com as promessas assumidas em campanhas passadas. A dica serve também a processos, escândalos e denúncias de corrupção, promessas formuladas (cumpridas ou não).

“Se em um ano, o político prometeu que faria algo e quatro anos depois vem e diz que é exatamente o contrário, isso mostra que ele não tem uma palavra constante. Não quer dizer que ele não possa mudar de opinião, mas tem que explicar muito bem porque muda [de opinião] em assuntos fundamentais. Se ele é favorável à privatização da saúde pública e quatro anos depois é a favor da estatização da saúde pública, é um problema. Você não muda tão radicalmente de um campo para outro”.

Também vale verificar a atuação anterior do candidato, antes de ele se tornar um político. “Servidor público não se faz do dia para a noite. Tem que analisar se ele teve atuação comunitária, se é uma pessoa com sintomas claros de liderança, se é uma pessoa com sinais evidentes de ser solidário com as pessoas que precisam”.
VEREADOR - O vereador precisa conhecer o funcionamento do município, o orçamento e a lei orgânica da cidade porque, além de propor e votar projetos de lei, vai aprovar e fiscalizar a aplicação do dinheiro que a cidade tem em caixa e analisar as contas do prefeito.
Temos que entender o funcionamento do município, as atribuições de cada cargo para se saber reconhecer falsas promessas.

Existe candidatos a vereadores que prometem de tudo para conseguir o voto. Para não se arrepender, tem que conhecer o limite do cargo em que está disputando.

Você vai encontrar candidatos ao cargo de vereador que prometa fazer obras. É bom lembrar que isto não é função do vereador, mas sim do prefeito. Dizendo que vai fazer praça, escola, creche. Mas não pode.

PREFEITO - Ter boas idéias também não bastam para o candidato a prefeito. Tem que ser um bom gestor: conhecer as leis, o orçamento, ter boa capacidade de avaliação e criatividade.
Se escolhe e vota em um mau gestor, ele afunda o município, não só por aquela gestão, mas por muitas décadas, porque os efeitos são prolongados. Tem que entender e planejar, saber quanto arrecada, quanto gasta e como é que se gasta.
Em resumo, procure se aproximar do seu candidato, conhecer seu partido e suas propostas básicas. É tão importante quanto olhar a propaganda de forma crítica.
Vote bem e torça para que ele ganhe e
contribua com toda a comunidade.