INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
De Olho na Visão beneficiará mais de 971 mil alunos goianos
Educaçao

Para garantir o melhor aproveitamento intelectual dos estudantes goianos, o Estado de Goiás, em parceria com a Fundação Banco de Olhos (Fubog) lança nesta quarta-feira, dia 29, o programa De Olho na Visão, que prevê a realização de 110 mil consultas oftalmológicas. Serão assistidos todos os 971.445 alunos nas redes estadual e municipais de ensino. Há previsão de entrega de 65 mil óculos.

Para execução do projeto, serão disponibilizados R$ 10,3 milhões em recursos, exclusivos  do Tesouro Estadual. Os exames serão realizados a partir de fevereiro deste ano até novembro. O programa vai atingir  245 municípios goianos, oferecendo exames de acuidade visual para os  alunos, daltonismo (incapacidade visual de diferenciar cores) e exames oftalmológicos. Parte do valor do convênio – R$ 1,19 milhão–  serão destinados à execução de 1400 cirurgias de catarata para a população de Goiânia.

Projeto
Está prevista, na execução do Programa, a oferta de um ônibus equipado com dois consultórios para atendimento no interior e de um furgão, 10 computadores, materiais e medicamentos e equipamentos para montagem de outros consultórios médicos. Os municípios interessados deverão assinar um termo de adesão, comprometendo-se a oferecer suporte de local para montagem dos consultórios e salas de espera. Isso porque as prefeituras que aderirem ao projeto terão que oferecer estrutura física para comportar outros consultórios, que serão montados em 70 pontos em Goiás. As 39 subsecretarias Estaduais de Educação, que abrangem todos os municípios goianos, darão apoio logístico para execução das consultas no interior.

De Olho na Visão
Desde o fim dos mutirões de cirurgias do Ministério da Saúde, em 2005, e com as novas normas que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), a população do interior do Estado acabou desassistida,  já que serviços especializados, como consultas oftalmológicas, dependem da pactuação com os maiores centros, cidades metropolitanas, que dispõem desse tipo de serviço. Preocupado com essa realidade, o Governo de Goiás, por meio  das Secretarias de Estado da Saúde e de Educação, decidiu realizar o projeto em parceria com os municípios.

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde estima que 30% das crianças brasileiras, em idade escolar, apresentam alguma deficiência ofltalmológica que prejudica o aprendizado em sala de aula. Ainda de acordo com pesquisas, 85% do aprendizado dos alunos se faz por meio da visão.  Estudos comprovam que problemas na visão podem comprometer em até 40% o nível de aprendizado de crianças e jovens em idade escolar.

No entanto, apenas uma parcela inexpressiva desses alunos teve ou tem acesso a algum tipo de avaliação oftalmológica em idade pré-escolar ou escolar. A falta de acesso ocorre em função de dificuldades socioeconômicas da família ou a pequena oferta de serviços especializados. Vale ressaltar que em todo o Estado, existem pouco mais de 15 municípios que dispõem de atendimento oftalmológico. A deficiência da visão é fator decisivo para evasão e repetência escolar.