INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Toma posse o novo Conselho Municipal de Educação de Ceres
Educaçao

Nesta segunda-feira (3) no Centro Cultural de Ceres, tomaram posse para a gestão 2017/2018, a nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Ceres.

Com uma solenidade simples mas eficaz, apresentaram o histórico e dificuldades  na fundação do conselho.

A Inspetora Regional de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação Fátima José de Sousa Oliveira (" Fatinha"), lembra que em 2011 ao assumir o conselho em Ceres já existia três objetivos fundamentais; a construção de um plano municipal; Construir um sistema municipal de educação e reorganizar a estrutura organizacional do sistema municipal de educação. Lembrou a realização de várias mobilizações para que três anos após, fosse realizado no município a sua conclusão. Outra grande vitória apresentada, foi a criação do conselho municipal, tornando possível definir as competências e atribuições dos entes federados estabelecendo clarezas e autonomia do município de Ceres, criando seu próprio sistema de ensino desintegrando do sistema do estado; a execução do Movimento inter-Regional em Ceres com a presença de 36 municípios da região; a representatividade em todas as estâncias até a nível nacional e outras conquista da base nacional (...)-“ durante muitos anos as nossas escolas do município eram integradas ao sistema do estado, trabalhamos muitos anos integrados e credenciado  a esse conselho . Sendo nosso conselho somente consultivo e deliberativo por 15 anos.  Em 2000 começou o processo de municipalização, quando o conselho começou a assumir de fato a educação “(...) “quando percebemos isso  fizemos um diagnóstico e começamos a realizar várias ações.  Em 2015 desmembramos e começamos a assumir nossa autonomia, construindo nosso sistema municipal com a criação da secretaria municipal com órgãos executivo das políticas públicas e o conselho municipal de educação como órgão normativo, fiscalizador, deliberativo, consultivo e mobilizador;  2016 ao assumir a presidência assumimos um trabalho árduo com muita garra, dedicação e honestidade em prol da educação”(...), “ criamos minunciosamente o regimento interno. Na Subsecretaria, buscamos todo o acervo, assumindo de fato todas as escolas. Hoje temos por nossa responsabilidade 16 escolas. Realizamos  50 reuniões, com cinco reuniões mensais, sendo duas da diretoria e três das comissões; quatro pareceres e quinze resoluções; realizamos uma consulta  com a população e mobilização dos candidatos da cidade, afirmando nosso compromisso com a sociedade” (...). Relembrou várias outras conquistas ao novo conselho a gestora “Fatinha” .

Atuante a Presidente do Conselho desde  outubro Lais de Oliveira agradeceu a atuação de todos envolvido. Enalteceu e elogiou vários colegas e apresentou a nova diretoria 2017/2018.  

Presidente: Maria Elvira da Silva

Vice Presidente :Carlos Castanheira Figueiredo

Secretária: Leonice Maria de assis Praxedes

Conselheiros titulares; Ana Maria Nicolau Barbosa;  Lais Oliveira; Marlene R. de Vasconcelos; Larissa Inácio Melo Y Longo; Alice Dias Soares Cardoso; Valdenor Lucas Fernandes.

Conselheiros Suplentes;  Girlene Aparecida Silva Pains; Kátia Simone P. C. Pacheco; Vinícius Lira Moreira; Rívia de Souza Vaz Oliveira, Stefany Jaqueline Resende; Aparecida de Fátima Ribeiro; Shirley Maria Melo Longo; Sênia Souza Oliveiria de Paula; Luciana Rosa de Oliveira, Aparecida de Fátima Ribeiro.

A vinte e três anos na educação, a nova Presidente Maria Elvira, mostrou sua alegria e pediu um trabalho conjunto e juntos buscarem um maior crescimento na educação ceresina.  Firmou compromisso. (...)-“ as nossas palavras serão construídas com o nosso trabalho, quero que caminhemos juntas para o melhor de nossas crianças (...) enfatiza Maria Elvira.

Por fim a Secretária Municipal de Educação, Cultura e esportes de Ceres Karla Patrícia Coelho Hellu, agradeceu toda a equipe do conselho por meio da ex Presidente Lais de Oliveira. Lembrou que acima do compromisso com a educação existe a paixão, reconhecendo que ali todos os envolvidos carregam essa paixão pela boa educação no município de Ceres. Desejou a todos um trabalho com muita responsabilidade, compromisso e seriedade mantendo a presença de Deus  para que, todos possam brilhar juntos como secretaria, como conselho, como município e como amigos da educação de Ceres.

Foto e Matéria:Ferdinando Ricardo