INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Uso desordenado na captação de água nas cabeceiras do formiga, trás problema no abastecimento em Rianápolis.
Política

Nesta segunda-feira (21) em sessão na Câmara Municipal de Rianápolis, Presidida por Lucely Gomides, vários requerimentos importantes foram discutidos e aprovados pelos edis e um tema muito discutido na casa, foi sobre a água e o abastecimento para a população.

Entre os requerimentos em destaque o do Vereador Wesley Bezerra de Lima, que solicitou a cobertura do pátio da Escola Vovó Raquel. Na sua justificativa, informou que no local as crianças são expostas ao sol e a chuva no período de recreação. Com a cobertura, dará mais comodidade e proteção não só as crianças mas á todos que ali trabalham e circulam no dia a dia.

A Vereadora Telma Barbosa da Silva Carvalho, solicitou para que o Poder executivo, designasse uma pessoa para cuidar das praças e jardins da cidade de Rianápolis. Telma lembra que existem plantas que não podem ser aguadas conforme ocorrido, a longa distancia e pelo caminhão, e sim com mais cuidado para preservar a vida e a conservação das plantas. Além de outros cuidados que exigem um profissional qualificado e assim melhorar o ambiente da cidade.

Ainda o requerimento verbal por parte do Vereador Diogo Oliveira Ferreira que solicitou, lombadas na Avenida Bernardo Sayão, próximo ao perímetro urbano do Bairro Pedro de Castro. Em sua justificativa, mostrou que mesmo na estrada de chão a necessidade de  um quebra molas para que forçasse os motoristas a diminuir a velocidade no local, além dos riscos de atropelamento a diminuição de poeira próximo ás residências.  

A Presidente Lucely Gomides, quebrou o protocolo e abriu espaço para que o Gerente da SANEAGO Fábio Carvalho, pudesse dar seu parecer e as reivindicações necessárias.   O mesmo lembrou que a mais de dez anos vem acompanhando e vigiando todas as nascentes que abastecem a cidade, sempre orientando e cobrando dos agricultores mais preservação e boa conduta quanto á exploração da água no período que não coloque em risco o abastecimento da cidade. Esse ano, após secar literalmente o local de captação de água que abastece a cidade, juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rianápolis a SEMAMAR,  buscaram novamente fazer uma vistoria em todas as nascentes, onde em várias propriedades rurais encontraram captação irregular e mau uso da água,  bombas e outros equipamentos irrigando a Cana de Açúcar direcionada para a empresa CRV. Foram colhidas provas e aberto denúncia junto ao Ministério Público por crime ambiental. O gerente da Empresa CRV foi notificado por estarem secando represa na propriedade Santa Helena, que abastece o córrego, provavelmente sem outorga da água e sem autorização para tal. Fábio pediu uma atenção especial a todos os edis e que seja realizado reunião junto com o poder legislativo de  Santa Isabel para  que juntos possam traçar metas e condutas junto ao uso da água  e sua sustentabilidade.

A Presidente da Câmara Lucely Gomides em nome de toda a bancada firmou compromisso de estar olhando e buscando ações para ajudar a resolver o problemas junto a SEMAMAR e SANEAGO e a toda a população.

Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo