INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Diretores Técnicos e Administrativo da EMATER visitam Escritório Regional de Ceres para dar avaliação e viabilizar melhorias.
Agricultura

Nesta Semana o Escritório Regional  da EMATER de Ceres recebeu a vista de Diretores Técnicos para acompanhar os trabalhos, fazer avaliações e assim dar melhores condições de trabalho para a região.

Segundo o Diretor Regional Ezon de Melo Bandeira é uma visita técnica com a tentativa de ver como estão a situação de cada região e buscar tentativas de resolver problemas imediatos para que as agencias caminhem bem. Á exemplo o de pessoal; convênios com prefeituras; sindicatos; programas em conjunto com o governo a exemplo a  Lavoura Comunitária; busca de implementos para concessões de associações; o COBAN, novo programa implantado junto ao Banco do Brasil; construções e reformas de prédios, locação de veículos entre outras.

O Diretor de Assistência Técnica e extensão Rural Marcos Arruda em sua visita, acompanhou a implantação da “Rede de Inovação Rural”, onde Ceres inicia a metodologia inovadora em terno de assistência técnica rural. (...)-" É uma  iniciativa de “empoderamento” ao produtor rural através de um trabalho direcionado e focado, assistido junto ás famílias para que elas tenham condições de se estabelecerem no campo e melhorar a qualidade e os padrões de vida, fazendo com que deixe de acontecer o êxito para a cidade, aumente no campo a renda do agricultor, o poder de compra e fazer com que fixem melhor no campo" (...). Enfatiza Marcos.

  O COBAN, correspondente bancário, faz com que os técnicos habilitados recebam os projetos dos produtores e em um processo digital, tenham mais agilidade no envio e liberação em todo o processo.   Razão que exige dos técnicos uma melhor qualificação e todos saiam ganhando na eficácia do atendimento.

Marcos lembra também que a situação nas agencias da EMATERs ainda anda delicada, com corte de 50% das despesas diárias. Mesmo assim a Secretaria Estadual não para com os investimentos.

 Ceres, começa na frente com o projeto piloto e esse ano havendo uma demanda de mais cinco lavouras comunitárias. O governo quer  eficácia  e parceria da EMATER, da extensão rural ao produtor e todos parceiros envolvidos; Banco do Brasil, SEBRAE, Prefeituras, Sindicatos , cooperativas etc.  Com o objetivo de que o produtor ganhe mais e o dinheiro fique no próprio município, gerando melhor qualidade vida ao produtor e mais riquezas no município.

Na oportunidade estava também representando o Banco do Brasil o Gerente de Personalidade  Francis Sacauhe que na oportunidade auxiliava os agentes da EMATER na primeira operação e dando assistência em cadastrar via COBAN, Cadastramento de Operações fora da agência. Após um extenso treinamento em Goiânia, Cursos On Line com todos os membros responsáveis da EMATER. O órgão já está apto a realizar a ação em todas as suas  agências Goianas de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do estado de Goiás.

Um dos Técnicos habilitados da EMATER na cidade de Ceres, Nafitali Roberto Vaz, relata que haverá uma grande melhora no desenvolvimento dos projetos e rapidez nos financiamentos , frente ao bom relacionamento dos agentes com os produtores de suas regiões, que além de conhecerem todos os produtores da porteira para dentro, conhecem da porteira para fora. Outro avanço é que o produtor não mais precisará estar toda a semana na porta do banco. Estando com seu cadastro atualizado, não necessitará ir a agencia para pleitear o seu financiamento, pelo fato de ser um projeto On Line, o produtor irá apenas para entregar a cédula registrada.

Matéria e Foto Ferdinando Ricardo

FOTOS