INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente presta conta de ações realizadas nos últimos meses no município á Câmara Municipal de Rianápolis.
Política

 

Nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Rianápolis, presidida por Lucely A. Gomides Costa, foram apresentados requerimentos importantes em benefício á população rianapolina, em destaque o requerimento de nº 049/2017 do Vereador Gilber Roque P. de Miranda, que solicita ao Poder Executivo a colocação na casa de velório, placas informativas e sugestivas. Entre elas; de silêncio e respeito com as famílias que ali perderam seus entes queridos. Na sua Justificativa, o Vereador Gilber lembra que algumas pessoas esquecem que ali é um local onde famílias terão seus últimos momentos com o falecido. Um momento de dor e algumas pessoas ficam com conversas paralelas e até dando risadas no local, que não é propício para tal. A presidente da Casa Lucely Gomides completou dizendo que é um momento de muita tristeza para quem acompanha o (a) falecido (a), se tornado muito desagradável. Um momento de profunda tristeza e ver alguém ficar com gracejos e risadas no local não é bom. As placas poderá sensibiliza-los. Completa.

Foram apresentados requerimentos verbais. O vereador Diogo Oliveira Ferreira,  solicitou que seja encaminhado ao Poder Executivo, o pedido de apoio á Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para que, tenha condições para comprar mudas e as plantem no espaço próximo á casa de velório. Na sua justificativa, Diogo lembra que o local  (canteiro) necessita estar mais arborizado e oferecendo sombra e mais conforto para quem ali visitam o local; Outro requerimento solicitado pelo Vereador foi que o poder executivo solicite ao Secretário de Obras a poda de árvores na Avenida Graciano Costa Vasconcelos próximo a casa de nº 846. Na sua justificativa as árvores cresceram muito e “taparam” a luminosidade da rua no período noturno. Com reclamação da população local.

O Vereador Edson Egídio (Edinho) em seu requerimento,lembra que, frente ás reclamações de declarações apresentadas no plenário sobre o desfile cívico, a Câmara Municipal homenageie á Secretária de Educação e á todas as Escolas Estaduais, Municipais e á Creche uma “Moção de Parabéns “ pelos bons préstimos e reconhecimento pelo bom trabalho realizado na educação no município.  Na sua justificativa em reunião anterior, algumas palavras foram mal interpretadas e seria justo mostrar o reconhecimento de todos os vereadores frente o bom trabalho oferecido no município por todos os profissionais da educação de Rianápolis.

A Vereadora Jouse Ribeiro Pereira, solicitou em seu requerimento que o Poder Executivo dê condições para que a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente possa plantar e replantar árvores nas ruas da cidade. Na sua justificativa, várias árvores que oferecia risco na cidade foram arrancadas, ficando a necessidade de replanta-las. Sugerindo ainda o plantio de “Ipês, brancos, amarelos, (...)-“ uma cidade arborizada é sinal de vida”(...).  Completa a vereadora Jouse.

Na tribuna Livre, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Cristiano Fernandes dos Reis, prestou contas dos serviços executados pela secretaria nos últimos meses.  O relatório de Controle de Abastecimento e serviços agrários; relatório de valores pagos pelos solicitantes dos serviços agrários; Valores gastos pela Secretaria de Transportes com abastecimentos, serviços com pneus etc.; Total de horas solicitadas pelos proprietários de terras no município e fora do município; lembrou ainda que, mesmo sem recursos o município tem procurado gerir ações importantes para a conservação das nascentes, o uso consciente da água nos afluentes do córrego Formiga e Corvo; Agradeceu o empenho dos Vereadores frente á pasta; o apoio frente á Unidade de Conservação no Município; Apresentou projetos de ações junto ás nascentes que serão construído cercas ainda neste ano; ações da secretaria junto a comunidade; A fiscalização junto á SANEAGO nos afluentes. E apresentou outras ações não menos importantes. (...)- trabalhar com o meio ambiente antigamente era” chic “, hoje virou necessidade, uma necessidade muito séria. O meio ambiente está dando a resposta de que o homem tem agido de forma errada. O bem mais precioso que temos hoje em dia é a água, não só a água mas também a natureza. Onde não tem água com certeza não tem vida” (...) “a Secretaria ainda não tem um carro, para poder acompanhar os trabalhos junto ás nascentes e ainda não temos dinheiro. Estamos precisando de um carro para trabalhar com urgência”.(...)  Enfatizou Cristiano.  

Na oportunidade foi apresentado os agradecimentos do Prefeito Municipal José Carlos Lopes e da Secretária Municipal  de Educação Desportos Cultura e Lazer  Enileuda Rodrigues de Paiva aos Edis pela presença e prestígio no desfile cívico estudantil do município.

Os vereadores, aprovaram a ação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em dar  esclarecimentos á casa de leis. Esperando que as demais Secretarias sigam o exemplo e possam estar fazer os mesmos esclarecimentos á população.

Veja toda a prestação dos trabalhos no Jornal Folha de Ceres ( Setembro)

Matéria e Foto; Ferdinando Ricardo.