INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
CRV trabalha com responsabilidade e se preocupa também com efeito estufa
Agricultura

E O EFEITO ESTUFA?

 

Muito tem se discutido sobre mudanças climáticas, efeito estufa e aquecimento global. A grande maioria da população não sabe ao certo o que tudo isso tem a ver com suas vidas, contudo sabe que de alguma forma isso irá afetá-la. Mas como? É importante ressaltar que, o chamado “efeito estufa” é um fenômeno natural, independente da vontade ou da ação humana. O fenômeno funciona como uma espécie de “filtro solar” exercendo dupla função. Primeiro: auxiliando no bloqueio de parte da radiação de ondas curtas emitidas pelo sol: Segundo: retendo na atmosfera terrestre, o calor das ondas que ultrapassaram esse mesmo bloqueio. Esse mecanismo natural é o que proporciona o equilíbrio climático necessário para a manutenção da vida na Terra. Se não fosse o efeito estufa, certamente nosso planeta seria inabitável e nós não estaríamos aqui para contar essa história. Então, qual é o problema do efeito estufa?

 

O problema do efeito estufa é que, com a aceleração do desenvolvimento humano, sobretudo após a Revolução Industrial ocorrida no século XIX, esse equilíbrio foi completamente afetado devido ao aumento dos “gases de efeito estufa” na atmosfera. Esses gases formam uma barreira adicional na atmosfera terrestre, impedindo que o calor das ondas solares que aqui adentram possa ser dissipado novamente para o espaço. Com isso, o que temos observado é um aumento gradual da temperatura média em nosso planeta, com conseqüências graves para a vida na terra. Os maiores vilões neste contexto são: o dióxido de carbono (CO2) emitido por veículos à gasolina e à diesel; os clorofluorcarbonetos (CFCs), amplamente utilizados em aparelhos de refrigeração, como geladeiras e condicionadores de ar; o ozônio (O3); e o gás metano (CH4), emitido por aterros sanitários e por seres vivos. O interessante é que poucas pessoas se dão conta de que o volume de gás metano lançado na atmosfera em decorrência da criação de animais como o gado, por exemplo, é quase tão volumoso quanto o de dióxido de carbono emitido pelos veículos automotores a diesel e à gasolina.

 

Preocupados com as conseqüências do aquecimento global, a ONU e governos internacionais estão se mobilizando para enfrentar esse problema. A ONU, por exemplo, criou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC, órgão que reúne cientistas de diversas nações com o objetivo de medir o aumento da temperatura global, avaliar as conseqüências e propor medidas de contenção desse avanço. No Brasil algumas medidas (ainda que tímidas) foram tomadas pelo governo, como por exemplo, o combate às queimadas e ao desmatamento ilegal da floresta amazônica e o incentivo ao uso de combustíveis limpos, como o Etanol, que é reconhecido mundialmente como uma das maiores e melhores iniciativas de combate ao aquecimento global.

 

Empresas socialmente responsáveis também têm colaborado para a diminuição do “efeito estufa”, ao adotarem práticas e medidas sustentáveis, eliminando e/ou mitigando os riscos ambientais decorrentes de suas atividades. Um exemplo disso é a CRV Industrial. A própria plantação de cana de açúcar já contribui para a diminuição do desequilíbrio do efeito estufa, visto que a cana de açúcar retira da atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) através do processo de fotossíntese, automaticamente liberando oxigênio. Além disso, o tecnológico processo de cultivo de cana utilizado pela usina ajuda a preservar o solo. Outro fator importante, é que, a água utilizada no processo de irrigação dos canaviais é filtrada pelo solo e volta ao lençol freático, realimentando as fontes e nascentes dos rios e córregos circunvizinhos. Contudo, uma das ações mais positivas proporcionada pela empresa foi a implantação gradativa da colheita mecanizada, a partir de 2008. Atualmente, aproximadamente 80% da cana moída na CRV Industrial é colhida sem uso do fogo. A colheita mecanizada, além de dispensar o uso da queima, ajuda na conservação do solo, já que toda a palha da cana fica na lavoura, dificultando o crescimento de ervas daninhas e retendo umidade. Além disso, a palha é um excelente adubo orgânico. A CRV Industrial possui ainda um amplo programa de recuperação de áreas degradadas e de preservação de nascentes. A empresa dispõe de um viveiro com produção de aproximadamente 40 mil mudas de árvores por ano. As espécies cultivadas no viveiro são nativas da região e são plantadas em áreas degradadas, recuperação e manutenção de APPS Áreas de Preservação Permanente, como beiras de córregos, rios e próximo às nascentes. Outra parte das mudas é doada para entidades de preservação ambiental, projetos escolares entre outros.

 

Se cada um fizer a sua parte, garantiremos um futuro melhor para nós, para nossos filhos e para as gerações futuras.

Foto e fonte :  Joaquim Malheiros/Engenheiro Agrônomo