INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Estrangeiros condenados ou envolvidos em crimes relacionados à pornografia ou exploração sexual de menores vão ter a entrada proibida no país.
Brasil

A medida entra em vigor um dia após a sanção da lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Tolerância zero. Esse é o objetivo da portaria assinada entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O documento prevê a proibição da entrada no Brasil de estrangeiros condenados ou com envolvimento comprovado em casos de pedofilia ou exploração sexual de crianças e adolescentes. É o que explica o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: ?O Estatuto de Estrangeiro proíbe pessoas que foram condenadas por crime de entrar no Brasil. Agora nós estamos aperfeiçoando o sistema de enfrentamento dessa questão. Não só pessoas que praticaram crimes, mas pessoas suspeitas e envolvidas em processos dessa natureza serão barrados?.

A meta é combater estes crimes durante a Copa do Mundo, mas o sistema que está sendo implantado nas fronteiras terrestres e aeroportos também vai funcionar depois do Mundial. Para rastrear os criminosos, a aposta é a tecnologia. Uma base de dados internacional vai ser complementada com uma nacional. No caso dos aeroportos, mesmo os estrangeiros que tenham visto para entrar no Brasil, caso se enquadrem nos crimes de pedofilia ou exploração sexual de crianças e adolescentes, vão ser deportados. A Secretaria de Direitos Humanos ainda vai ampliar durante a Copa o efetivo do Disque 100, que recebe denúncias em 25%. A ideia, segundo a ministra- chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, é aliar a prevenção com a repressão: ?A ordem da presidenta Dilma foi muita clara: integrar todo o mecanismo de repressão, federal, estadual e municipal, e toda a rede de proteção federal, estadual e municipal. Nós vamos estar com plantões permanentes dos Conselhos Tutelares das delegacias, dos Creas, com equipes volantes trabalhando?, afirmou a ministra.

Créditos da Imagem: 

Fonte da Notícia: A voz do Brasil/EBC Servicos