INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Escolas públicas e particulares de todo o país participam do Censo Escolar 2014
Educaçao

Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país precisam enviar até o dia 15 de agosto dados detalhados sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.

São informações do Censo Escolar de 2014, que, enviadas por meio do Sistema Educacenso, servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas de transferência de recursos como merenda e transporte escolares. Sobre esse assunto o repórter Paulo La Salvia conversou hoje com o diretor de Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, Carlos Eduardo Moreno.

- Qual a importância das escolas fornecerem essas informações para o Senso Escolar?

É extremamente importante, porque é por meio dessas informações que o Ministério da Educação tem condições de fazer um amplo diagnóstico sobre a educação do país; e, a partir daí, desenhar políticas no sentido de garantir a melhoria da qualidade da educação para os estudantes brasileiros.

- Ou mesmo aprimorar as políticas que já existem?

Exatamente. Ou seja, as informações são utilizadas para o diagnostico, mas também para a avaliação e o monitoramento dessas políticas.

 

- Quem fornece as informações? Os gestores das Secretarias Municipais de Educação no país?

A prioridade é que seja o gestor da escola. É no âmbito da escola que são armazenados os registros administrativos, acadêmicos, utilizados para prestar as informações.

- O Inep utiliza as informações para definição, por exemplo, de qual material escolar vai chegar naquela escola no outro ano? Isso é monitorado pelo Inep, a partir do Censo Escolar?

Os dados são utilizados para o diagnóstico, por meio de diferentes indicadores, assim como são utilizados para repasse de recursos, como o que você mencionou há pouco, ou seja, a compra da alimentação escolar é baseada no quantitativo de alunos revelado pelo Censo. Os professores selecionam livros didáticos para os seus alunos. O FNDE utiliza essa informação para comprar de forma adequada e apropriada o número adequado de livros para cada série do Ensino Fundamental e Médio.

- Até quando as informações estão sendo coletadas e como os gestores municipais das escolas, eles podem inserir essas informações e enviá-las ao Inep?

O sistema está aberto a partir de hoje, dia 28 de maio, e estará disponível para os gestores até o 15 de agosto. Então, há tempo suficiente para que cada escola se organize para que essa informação seja enviada com maior precisão possível. Nós também damos um recado muito claro para os gestores municipais, ou seja, secretários municipais de educação, que acompanhem... No próprio sistema há relatórios para que isso seja possível. Acompanhem o preenchimento dos dados por parte de suas escolas.

 

Fonte da Notícia: A voz do Brasil/EBC Servicos