INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Instituto Gallup revela que o brasileiro é o povo mais otimista, entre os 140 países pesquisados
Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup dos Estados Unidos perguntou a cidadãos de quase 140 países como acreditam que vai estar a vida deles daqui a cinco anos. Os brasileiros foram os mais otimistas, Luciano. Numa escala de 0 a 10, a média do Brasil foi perto de 9, a mais alta de todas pelo oitavo ano seguido nessa pesquisa. 

Repórter: Que característica define melhor a personalidade do brasileiro? 

Entrevistado: Povo alegre, trabalhador. 

Entrevistada: O povo brasileiro também eu acho que é um povo feliz, né, muito alegre. 

Entrevistada: O brasileiro é perseverante. 

Entrevistado: Eu acho que é um povo em busca da felicidade. 

E o jeito otimista e alegre do brasileiro não é apenas uma impressão de quem passa por aqui. Uma pesquisa mostra que o Brasil é líder, por oito anos seguidos, num ranking mundial sobre a sensação de felicidade para um futuro próximo. Os brasileiros deram nota 8,8 para a vida que devem levar nos próximos anos, enquanto a França, por exemplo, deu nota 6,8.

Os dados foram divulgados nesta quintafeira no Centro Aberto de Mídia do Rio de Janeiro pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri: "O que os dados mostram é que mesmo em 2013, que foi o ano das manifestações, o brasileiro dava uma alta nota para a sua vida. Os dados objetivos, o emprego, a renda dele está crescendo, principalmente do brasileiro mais pobre, e a sensação de felicidade acompanha isso". 

Para o representante comercial Bruno Gonçalves, de 27 anos, a melhoria de renda foi o principal motivo para se sentir mais feliz e ter mais esperança no futuro. O pai de Bruno é pedreiro e a mãe trabalhava como doméstica. "Eu tive mais oportunidade do que os mais pais tiveram, né? Eles estudaram não muito, não tiveram tanta oportunidade como eu tive para estudar. Então as oportunidades que os meus pais não tiveram quando eles tinham a minha idade, hoje eu consegui galgar e alcançar. Eu estou vencendo na vida, como diriam". 

Voz do Brasil 26/06