INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Olho no óleo recicla 241 mil litros de óleo de cozinha
Campanha

Mais de 241 mil litros de óleo de cozinha usado foram coletados e destinados à reciclagem desde a implantação do Programa Olho no Óleo pela Saneago. Segundo o superintendente de Comunicação e Marketing da empresa, Luiz Novo, trata-se de uma iniciativa extremamente eficiente, uma vez que todo esse óleo residual de fritura que poderia estar sendo dispensado nos leitos dos rios e na rede de esgoto está tendo o descarte adequado. Essas pessoas poderiam jogar esse óleo na pia, o que traria transtornos para a Saneago e para a população, diz. O programa irá completar três anos no dia 22 de março de 2015, data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

O programa conta com a adesão de dois tipos de colaboradores, os consumidores residenciais, como por exemplo, a dona de casa que faz a coleta do óleo em casa, armazenando-o em uma garrafa PET. O próximo passo é ir até um ponto de coleta da Saneago nas agência dos Vapt Vupt e, em contrapartida, a Saneago dá desconto de R$0,50 por litro de óleo recolhido. Esta parcela representa 42,1% do total coletado. “É algo que a gente tem que louvar porque apesar de ser um programa que oferece um pequeno crédito na conta de água, acredito que as pessoas sejam movidas mais pela sensibilidade com a questão ambiental”, considera.

Há atualmente 583 grandes geradores cadastrados no programa (bares, restaurantes, condomínios residenciais e outros), que podem solicitar o recolhimento das bombas pelo telefone 0800-645 0115. A cada dez visitas para apresentação do programa, oito aderem. O programa Olho no Óleo possui pontos de coleta instalados em quatro municípios: Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Morrinhos.  O produto é reaproveitado para a produção de biodiesel ou detergentes e sabões.

Sustentabilidade

olhonooleo2

Saneago recolhe em média 300 litros de óleo por mês de  hotel da capital.
Foto: Marcos Vieira

Um grande hotel de Goiânia contribui com o programa desde o final de 2013. Em média, são coletados mais de 300 litros de óleo usado mensalmente. O gerente geral, André Bomfim, já havia aderido à iniciativa em outro estabelecimento da capital onde trabalhou e decidiu repetir o exemplo de sustentabilidade. O óleo de fritura que restava nas panelas e antes era jogado na pia passou a ser armazenado em galões na cozinha. Uma vez por mês, a Saneago recolhe o produto.

André afirma que a iniciativa traz benefícios em dobro. “A economia é insignificante perto dos benefícios. Além de não provocar o entupimento das caixas de gordura do hotel, a iniciativa impede que o óleo seja destinado à rede de esgoto, indo parar em córregos, rios e mares e causando a mortandade de peixes. Desta forma contribuímos com a natureza. Quem ainda não fez está perdendo”, diz.

Ampliação
Exemplo de sustentabilidade, a iniciativa demonstra que é possível uma empresa atuar com responsabilidade ambiental e social, firmando parcerias com seus clientes para atingir um resultado satisfatório para toda a comunidade. Antes da implantação do Programa Olho no Óleo, pesquisas apontavam que 23,5 % das obstruções nas redes coletoras de esgoto eram ocasionadas por gordura/óleo.

Após 33 meses de existência, principalmente na região central de Goiânia, onde há maior adesão ao programa, conclui-se que, à medida que aumenta a quantidade de ligações de esgoto, diminui a quantidade de serviços de desobstruções de esgoto. Com bons resultados, a expectativa é pela ampliação da coleta, com a inscrição de mais municípios. “Existem prefeituras que querem fazer parcerias com a Saneago para a implantação do programa e então estamos apresentando propostas para buscar apoio nesse sentido”, informa.

Goiás Agora