INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Campanha conscientiza para o uso racional de energia
Direitos do Consumidor

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), entidade à qual a Celg Distribuição é associada, deflagrou uma campanha nacional de conscientização dos consumidores para a utilização de energia elétrica a partir das Bandeiras Tarifárias, mecanismo que entrou em vigor em janeiro deste ano.

A campanha Consumo Consciente de Energia – Levante essa Bandeira tem como objetivo reforçar junto aos consumidores a importância de acompanhar as cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha) – que já vêm impressas na conta de luz, informando o valor da tarifa no mês seguinte -, e a partir daí, ajustar o consumo, evitar desperdícios e controlar mais as despesas com energia elétrica a cada mês.

Bandeiras
A ação tem um cunho participativo, chamando a atenção da população para a realidade de produção elétrica do País, que sofre com os reflexos da crise hídrica. Quanto menor a produção das usinas hidrelétricas, mais é necessária a utilização das termelétricas que produzem o insumo a um custo mais elevado. Assim, quando a bandeira estiver verde na conta de luz, é sinal de que o preço da tarifa se manterá no mesmo valor. Já as cores amarela e vermelha sinalizam que haverá mudança, por conta do maior uso das termelétricas.

A medida visa atingir o maior público possível, em todo o País, razão pela qual foram produzidos vídeos, spots e peças publicitárias para serem veiculados na TV, rádio, internet e veículos impressos, com uma linguagem simples e explicações didáticas. A ideia é apontar ao público a importância de participar ativamente desse processo de mudança, com a implantação do sistema de bandeiras tarifárias.

Pretende-se reforçar que o consumo consciente, utilizando o mecanismo das Bandeiras Tarifárias, permite ao consumidor um maior controle de suas despesas com a conta de luz. As bandeiras tarifárias serão três, como em um semáforo de trânsito, e virão informadas nas contas de luz. As bandeiras indicarão:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 kWh.

- Fonte: Goiás Agora