
Neste sábado e Domingo (23 e 24), na Praça Castelo Branco de Itapuranga, foi realizado o 30º Domingo Cultural, reunindo o que tem de melhor na arte, cultura, esporte, culinária e entretenimento do Norte de Goiás.
Como de costume, mais um momento de reunir amigos, familiares,visitantes e apresentar o que tem de melhor no município para oferecer a população e o estado. Momento que, com o grande fluxo de pessoas movimenta o comércio local.
No domingo, a primeira Dama do Município, Margarete Soares fez os agradecimentos enfatizando o grande apoio recebido do Deputado Federal Giuseppe Vecci, sua contribuição para que os trabalhos do Prefeito Daves se transformem em emendas e dinheiro voltados para a população. Agradeceu o prefeito pela sua sensibilidade em proporcionar sonhos, por meio de ações desenvolvidas para a realização do Domingo Cultural. Parabenizou os secretários, todo o corpo de funcionários da Prefeitura, a Câmara Municipal de Itapuranga, a Banda da Polícia Militar da Cidade de Goiás, os expositores e a população que sempre engrandece o Domingo Cultural. (...)-“ não adianta agente tentar fazer tudo com muito amor, se a população não vem participar. A todos vocês a nossa gratidão, porque a política tem que servir e trabalhar em prol da população”(...).“A vinte dias estamos trabalhando em prol da realização do Domingo Cultural. Está aqui o resultado de muita dedicação, muito trabalho e, acima de tudo muito amor pela população itapuranguense”(...)” A praça Castelo Branco é de vocês e o Domingo Cultural é de todos nós”(...) Enfocou a primeira Dama Margarete.
O Presidente da Câmara Municipal de Itapuranga, Vereador Antônio Avelino representando os demais vereadores do município, fez os cumprimentos, agradeceu os apoiadores do evento, as fiandeiras que são tradição dentro do município, Mostrando sua calça ainda feita de algodão, sendo confeccionado pelas fiandeiras locais. Defendeu a preservação da cultura no município. (...)-“ esse é o evento que a população de Itapuranga aprendeu a amar, a gostar, transformando em uma tradição, onde se vê um domingo com a praça repleta com a população” (...). Pontuou Avelino.
O Prefeito Daves Soares aplaudido por todos presentes, agradeceu a todos os servidores municipais pelo empenho e dedicação frente o evento; a Banda Polícia militar, os representantes políticos do município; explicou sobre a necessidade da prorrogação alteração da data festiva e antecipou os avanços que terá no próximo ano com a unificação com as festas juninas, onde o município obterá novas parcerias com as escolas estaduais e Municipais, bem como apresentação de quadrilhas juninas de artista do Estado de Goiás. Agradeceu o apoio do Governo do Estado de Goiás, os trabalhos do Deputado Federal Giuseppe Vecci e demais representantes do município com os realizados em prol da população.
(...)-Eu sozinho e os vereadores lá na câmara, se nós não tivermos um bom deputado estadual e um bom deputado federal seria difícil da gente conseguir os recursos e benefícios para a população. Por isso estou eternamente grato ao Deputado Estadual Talles Barreto e ao Deputado Federal Giuseppe Vecci “(...) “O Domingo Cultural era realizado sempre no mês de Maio. Em função da ExpoXixá, prorrogamos um pouquinho, estamos fazendo no mês de junho. Acabou combinando com as festas juninas. Ontem fizemos uma dança de quadrilha. Foi uma apresentação extraordinária. Isso nos despertou a incrementar cada vez mais. Vamos envolver as escolas, a UEG, a FAE e trazer um grupo de Dança de Quadrilha Junina para fazer uma apresentação para o povo de Itapuranga. Vai incrementar ainda mais o nosso “Domingo Cultural”.Propós
O evento contou ainda com torneio de truco, presença dos motociclistas do Xixá Moto Clube e região, exposição de artesanato, as tradicionais fiandeiras, exposição de plantas e orquídeas, “Feirinhada Lua” com a praça de alimentação; brinquedos infláveis e elásticos, obras de artistas plásticos, artesões, exposições da s secretarias municipais; tenda da saúde, tenda da Assistência Social, Tenda da Educação, exposição da agro indústria, uma diversidade gastronômica entre outras.
Não diferente do ano passado, o empenho de todas as secretarias municipais, fez com que mais uma vez o sucesso se comprovasse. A população foi acordada no “Domingo Cultural”, com uma alvorada gerenciada pela Banda da Polícia Militar e na Praça Castelo Branco, diversas atrações esportivas, musicais, fabricação e exposição de diversos tipos de artesanato, apresentando os mais variados artistas do município e da região e turistas chegando de todos os lados do estado.
Matéria e Fotos: Ferdinando Ricardo