INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Ceres é referência em Assistência Técnica e Extensão Rural
Ceres

Ceres sediou na manhã desta quarta-feira, 11, no Centro de Referência da Agricultura Familiar (Ceraf) a etapa territorial do Vale São Patrício da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária. A Conferência é um espaço de debate, cujo objetivo é fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o meio rural.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Ceres, Eder Moises Leite, a conferência tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores e as famílias do campo de todo o município, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e a sociedade civil.

 

Assistência Técnica Municipal

O município de Ceres é um dos únicos no país a contar com um programa municipal de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa (Assistec), visando o fortalecimento organizacional, produtivo, econômico, ambiental, cultural e social dos atores rurais de Ceres. 

O Programa é integrado com a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, que garante o acesso a serviço de assistência técnica e extensão rural pública, gratuita, de qualidade e em quantidade suficiente, com uma equipe de multiprofissionais constituída por um agrônomo, um veterinário, um administrador, dois técnicos em agropecuária e um auxiliar administrativo.

Segundo a prefeita Inês Brito, o Programa busca atender os agricultores familiares, com um olhar especial para jovens, mulheres, no intuito de inseri-los no processo de desenvolvimento, o qual o país, em especial, nos últimos anos, vem passando, visando à superação da discriminação, da opressão e da exclusão dessas categorias sociais.

- Prefeitura Municipal de Ceres