INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
A Prefeitura Municipal de Ceres realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social
Direitos Humanos

Foi realizado a X Conferência Municipal de Assistência Social em Ceres com o tema "CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026" e com o lema: "Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", aconteceu nesta quarta-feira dia 19.

Em 2015, o SUAS comemora uma década de existência. Partindo do patamar de proteção social já atingido é preciso apontar novos rumos para a política, tendo como horizonte o ano de 2026. Participaram a Prefeita Inês Brito, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Ednalva Borges, Secretário de Cidadania Sr. Jalles Junior, Presidente do Lar Espírita Sabina Andrade Dr. Cláudio Campos, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social  Irailda Maria, Secretário da educação Sr. Marcos Alves, Secretária da Saúde Janaína Firmino, Secretária de Administração e Modernidade, Ana Paula Oliveira, Secretária Municipal de Obras Simone Rosa, Gerente Municipal de Desenvolvimento Rural Eder Moises, Representando a Secretaria do Meio Ambiente o Sr. Pedro Ivo, Gerente Municipal de Relações Institucionais Salvador Braga, Regional da Saúde do Estado de Goiás Maritônia Leão, Osanãn Silva Souza representando o Vice Prefeito Dr. Ernandes, Carlos Campos Borges além de inúmeros representantes da sociedade ceresina.

A Prefeita Inês Brito fez observações importantes na criação de parcerias entre o estado e municípios para buscar dignidade para os programas e ações direcionadas á Assistência Social. Inês lembra o período em que municípios discutiam a questão social com a visão onde a primeira dama era a grande responsável pelo bem da sociedade. Onde não existia os direitos ou eram violados, na alimentação, na renda, no trabalho, na habitação, na formação e outros direitos. Lembrou a falta da presença da mulher nos órgãos públicos. Falou da evolução  do momento onde as políticas mudaram e hoje estão planejando propostas para uma vida melhor para a população.

(...)-“ nós percebemos os avanços nesta última década. Quanto a gente avançou. Somos referência pra o mundo, principalmente  no combate a fome. Nos tivemos uma liderança nossa, que foi o Presidente Lula, homenageado recentemente por ter conseguido enfrentar grandes barreiras como líder do Executivo Federal,e obter grandes vitórias junto aos estados e municípios esta questão da fome. Sobre tudo a fome. Com programas e ações diferenciadas, não dando somente o peixe mas ensinando a pescar. Com o PRONATEC, bolsa família para atender a extrema pobreza, Programa de erradicação do trabalho infantil, Luz para todos, Brasil alfabetizado com educação para jovens e adultos, ProUni Programa de universidade para todos, e dezenas de outros. Política públicas que contribuem para esse crescimento do nosso SUAS. O Fortalecimento das pessoas. Efetivamente da pessoa, do homem, da mulher, dos jovens, das desigualdades sociais que são inúmeras.(...) Inês lembra que o Estado de Goiás cresce e Ceres vem fazendo a sua parte, dando a sua contribuição. Mesmo diante de tantos desafios e a demanda sendo grande, a disposição e a união de todos, cheios de determinação faz o município ser diferente e alcançar grandes avanços.

Foi apresentado um vídeo sobre os serviços oferecidos pela secretaria de desenvolvimento social, a aprovação do regimento interno e uma  palestra com o tema; Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.

Após o almoço a reunião dos grupos por dimensão com os temas discutidos; O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda e território; O pacto Federativo e a consolidação do SUAS; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Outros subtemas debatidos foram; A dignidade humana e a justiça social; Princípios fundamentais para a consolidação do SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado; Por um SUAS Público, Republicano, e Federativo; Qualidade do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; Assistência social é direito no âmbito do pacto federativo.

Durante a Conferência Municipal aconteceu também a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e oferecido no final um coffee break.