INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Festival Gastronômico começa nesta sexta na cidade de Goiás
Cultura

No roteiro do circuito de cidades que vão realizar festivais gastronômicos no Estado neste ano, a cidade de Goiás se movimenta para receber, de 4 a 7 de setembro, chefs, baristas, sommeliers e outros especialistas da área, além de um público que já aguarda a agenda do evento. Segundo o presidente da Goiasturismo, idealizadora do evento, Leandro Garcia, a gastronomia deixou de ser uma necessidade básica do visitante e passou a ser um produto forte do turismo. “A gastronomia tem se mostrado o prato principal do visitante que procura o ponto turístico,” disse ele ressaltando que os eventos culturais, religiosos e gastronômicos geram promoção para a cidade, qualificam mão de obra e geram renda e emprego. “O turismo, com certeza, é um alicerce forte para o desenvolvimento de qualquer Estado.”

Desde a segunda quinzena de agosto, várias oficinas preparatórias para o Festival Gastronômico da Cidade de Goiás foram realizadas em parceria com o Senac, que conta com diversos professores e mestres da cozinha. As oficinas reúnem representantes de bares e restaurantes da cidade que têm acesso a novas receitas e temperos especiais.

 

O festival
A solenidade oficial de abertura será nesta sexta-feira, dia 4, às 19 horas, no Palácio Conde dos Arcos, seguida pelo Jantar Festivo organizado pela Associação dos Restaurantes, Pousadas e Hotéis (Arphos Goiás), onde serão apresentados em formato de menu degustação os pratos servidos durante o festival, na Vila Gastronômica. Para participar do jantar, é preciso pagar R$ 20, cobrados pela Arphos. No sábado, dia 5, e domingo, 6, oFestival tem início às 9 horas e segue com a realização das aulas-show dos 18 participantes convidados. Aos interessados em assistir às aulas são oferecidas 200 vagas em cada uma delas. A inscrição é feita no dia do evento, com um pouco de antecedência, até o limite de vagas.

Festival Gastronômico vai acontecer no recém-revitalizado Largo da Carioca, à beira do Rio Vermelho. Lá, 15 chefs de renome nacional e internacional vão mostrar suas habilidades culinárias. Mas, o evento também vai prestigiar profissionais locais, é o caso do chef Aloísio Godinho. A paixão dele pela gastronomia foi despertada desde cedo, quando ainda criança onde cresceu envolto por panelas e tachos na antiga capital de Goiás. Aos 25 anos, escolheu a Itália para desvendar os segredos das trattorias e as tradicionais massas. Em 2000, Aloísio Godinho retomou suas origens ao retornar para sua terra natal e abrir um restaurante, idealizado para atender aos apreciadores da culinária tradicional goiana, com toques modernos influenciados pelas suas experiências anteriores.

Estarão presentes ainda, profissionais que se especializaram no preparo de drinks, o mixologista; cafés, o barista, e na degustação de vinhos, o sommelier. São destaques desta edição os chefs Guga Rocha, Jimmy McManis e Paula Labaki, dentre outros. Guga Rocha ficou nacionalmente conhecido ao se tornar um dos finalistas do programa Master Chef. Hoje está a frente do programa Homens Gourmet, do canal FoxLife. Já Jimmy McManis empresta suas habilidades culinárias para o programa Mais Você, da Rede Globo, onde sai em busca de ingredientes e receitas exóticas. E Paula Labaki que foi escolhida para ser consultora do programa Master Chef Brasil.

O evento será encerrado na segunda-feira, 7 de setembro, com o oferecimento do tradicional Almoço de Folia servindo, de graça, uma refeição regional e repleta de sabor goiano. São esperadas cerca de 600 pessoas para este almoço.

- Goiás Agora