INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
OVG repassa 450 toneladas de grãos a entidades sociais
Solidariedade

A Organização das Voluntárias de Goiás repassa às 11 horas desta sexta-feira, dia 6, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, arroz, milho e fubá a entidades cadastradas. Quatrocentas instituições serão beneficiadas. Os alimentos são frutos de 450 toneladas de grãos (arroz e milho) repassados à OVG pelo Programa Lavoura Comunitária, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura, Pecuária e Irrigação. A solenidade contará com a presença da presidente de honra da OVG, Valéria Perillo e da diretora geral da Organização, Eliana França.

Os grãos correspondem a 4% da safra 2014/2015, do Lavoura Comunitária, que foi de 11,9 mil toneladas. Antes de 2012, as instituições ficavam responsáveis pelo beneficiamento do arroz e do milho. A partir daquele ano, a OVG passou a entregar os grãos já beneficiados, facilitando o trabalho das entidades.

Programa
A primeira safra do Programa Lavoura Comunitária foi em 1999. A safra 2014/2015 beneficiou 13.143 famílias de 92 municípios, que plantaram e colheram os grãos. O investimento feito pelo governo no programa foi de R$ 3,67 milhões. O Lavoura Comunitária apoia agricultores familiares do Estado que recebem insumos e fertilizantes para o plantio da safra. Como contrapartida, eles repassam parte da produção para a OVG, que beneficia e entrega os grãos para entidades sociais.

A Agência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) também é parceira do Lavoura Comunitária, desenvolvendo um longo trabalho desde a seleção dos participantes do programa junto a SED até o grão colhido. Os técnicos também auxiliam os agricultores para que as lavouras sejam produtivas.

- Goiás Agora