INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Wânia Lúcia de Melo, uma jovem mulher frente ao Desenvolvimento Social de Ceres
Ceres

Em entrevista ao jornal Folha de Ceres, fomos conhecer melhor a nova Secretária de Desenvolvimento Social de Ceres, seus primeiros trabalhos, suas preocupações com o bem estar da população ceresina. 

Jornal Folha de Ceres -  Em resumo, quem é a 1ª Dama do Município  de Ceres?

Wânia Lúcia Melo - Sou Wânia Lúcia de Sousa Melo, nascida e criada na cidade de Ceres que tanto amo, meus pais são moradores de Ceres e junto com eles morei a vida toda aqui. Primeiramente sou grata a Deus, por estar casada há mais de 08 anos com Rafaell Melo e à oportunidade que Deus me deu de ser mãe de duas meninas, que alegra ainda mais nosso lar. 

Jornal Folha de Ceres -  Assumindo a pasta de Secretária de Desenvolvimento Social  em poucas semanas, como você vê e sente o clamor da população ceresina? 

Wânia Lúcia Melo  -  Tenho percebido uma carência da população e a necessidade de amparo de uma primeira dama, até porque há aproximadamente 06 anos que a população de Ceres clamava a falta de uma primeira dama bem presente, frente a ausência dessa personagem na última gestão. A população priva muito por esse lado. E falando em primeira dama presente, tenho como referência Vanda Melo que deixou marcas com trabalhos sociais a toda população. E eu, como nora de Vanda, irei fazer um trabalho de excelência a nossa cidade. 

Jornal Folha de Ceres - Como está o amparo das crianças no município? E quais as mudanças que já ocorreram nesses dois meses frente a Secretaria de Desenvolvimento Social? 

Wânia Lúcia Melo  -  Falando em crianças irei falar sobre a parte física, onde trabalhamos com os direitos das crianças e adolescentes que é o Conselho Tutelar. Portanto a primeira ação foi atender uma reivindicação da classe. Pegamos o Conselho Tutelar que se encontrava em um local precário á doze anos e instalamos em outra sede. Pelo fato de estarem em um prédio bem danificado, com goteiras, molhando os equipamentos, e com uma parte do teto já tendo desabado. Ao estudar os espaços que tínhamos ligados a Secretaria de Desenvolvimento Social, retiramos os mesmos desse local precário e transferimos para outro local, onde até então funcionava o CREAS,  e o CREAS foi transferido para funcionar juntamente com o Centro de Referência da Mulher.  Hoje todos esses espaços estão com uma instalação digna, ar condicionado, equipamentos novos o que se fazia necessário para um melhor atendimento aos usuários. Lembrando que agora todos os polos CRAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR e CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER estão situados um ao lado do doutro, facilitando o atendimento ao público pela proximidade. 

Jornal Folha de Ceres -  Lembrando da terceira idade,  houve mudanças? 

Wânia Lúcia Melo  -  O Projeto Conviver foi um dos Projetos onde a Vanda Melo fez um excelente trabalho, e que foi o auge da cidade de Ceres, abrilhantando ainda mais os encontros da terceira idade. Viajavam, confraternizavam e se divertiam. Ao assumir, fiquei decepcionada pela desorganização que estava a sede do projeto.  Na parte inferior do prédio do Curumim onde até então estão se reunindo, eram tudo entulhado dentro de uma sala, cadeiras, caixas amontoadas, estoques e que na realidade funcionava como um depósito de materiais do Projeto Conviver. Apenas o andar de cima era usado para os encontros semanais. No tempo de Valter Melo eles tinham uma casa, com recepção, local para sentar e fazer suas atividades. Mas já chegamos, e damos cara nova ao local. Hoje contamos com a secretaria do referido projeto, com instalação de computadores, sala de estar, exposição de fotos antigas, mesa com cadeiras para atender aos idosos que ali procurarem, e também colocamos uma grade de proteção no balcão inferior do prédio para melhor organização do espaço. Queremos cadastrar cada idoso e fazer uma busca ativa para aumentar o numero de participantes,  construir uma sede própria e montar o conselho do idoso ainda inexistente em Ceres, e através desse conselho melhorar a qualidade de vida, comprar um ônibus e dar condições para que eles lutem pelos seus direitos assegurados. 

Jornal Folha de Ceres ? A OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) estará presente nesta gestão? 

Wânia Lúcia Melo  - Já fizemos duas visitas na OVG em Goiânia. Uma para conhecermos os benefícios oferecidos, e outra com os profissionais do CRAS e CREAS para conhecermos a parte burocrática para aquisição dos mesmos, para que assim possamos atender às demandas da nossa população. A informação que tivemos, foi que a cidade não solicitava benefícios para a população a mais de um ano e meio. E Ceres hoje necessita de amparo da OVG, pois temos uma grande demanda dos benefícios oferecidos por esta entidade.

Os benefícios oferecidos em parceria com a OVG são:

  • cadeira de roda
  • cadeira de banho
  • andador
  • colchão caixa de ovo
  • malha compressiva
  • leite Aptamil 1 e 2
  • leite Aptamil soja 1 e 2
  • frauda geriátrica
  • frauda infantil
  • enxoval de bebê
  • colchão d´agua 
  • muleta
  • bengala
  • muletas canadenses

Até aproveito deste meio de comunicação para informar a população ceresina que, quem estiver necessitando pode procurar o CRAS, que está localizado ao lado da Feira Coberta. Assim, organizaremos toda a documentação e será feito a busca do material em Goiânia. Informando ainda a nossa população que em Goiânia além da casa de apoio da OVG, contamos com a nossa casa de apoio do município aos pacientes que necessitam de auxílio. 

 Jornal Folha de Ceres ? As famílias carentes que necessitam da Bolsa Família devem procurar onde? 

Wânia Lúcia Melo ? O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)O Bolsa Família antes funcionava dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social, não sendo o local adequado, então mudamos para o local correto que é no CRAS. Lembrando que o CRAS é a porta de entrada para qualquer atendimento assistencial que a família necessita. 

Jornal Folha de Ceres ?  Temos acompanhado em outros municípios uma ineficiência dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social. Como tem feito para movimentar e realizar essas ações? 

Wânia Lúcia Melo ? Ainda estamos trabalhando sem mexer com dinheiro, primeiro pelo fato de todas as prefeituras e suas secretarias estarem no vermelho. Mas nossas ações já realizadas como disse antes, são nas mudanças de locais dos prédios que já existiam, recebendo também apoio da comunidade e de outras secretarias do município para que esses trabalhos fossem realizados. 

Jornal Folha de Ceres ? Os jovens que querem interagir uns com os outros terão oportunidade nesta gestão com oficinas de aprendizagens? 

Wânia Lúcia Melo -  Sim!!!! Mas não só os jovens, tambémiremos atender crianças, adultos e o idosos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, hoje funcionando na antiga APAE, onde iremos oferecer a toda comunidade as seguintes oficinas:

  • flauta
  • bateria
  • teclado
  • violão
  • canto (Coral)
  • teatro
  • artesanato
  • conto de histórias
  • estímulo em leituras
  • natação
  • futebol de salão
  • informática
  • balé
  • zumba

Lembrando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca ampliar trocas culturais e de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e convivência comunitária. Temos também em parceria com o Governo de Goiás e Secretaria Cidadã o Projeto ?Menor Aprediz? onde atendemos adolescentes de 14 anos até 17 anos e 11 meses. 

Jornal Folha de Ceres ? Qual mensagem fica para a população de Ceres? 

Wânia Lúcia Melo ?  Quero agradecer primeiramente a Deus e a toda população pelo carinho, que até o momento tem me acolhido muito bem, depositando em mim uma esperança de desenvolver um bom trabalho. Dizer que tudo que estiver á meu alcance, não medirei esforços para realizar, e assim procurar a cada dia trabalhar mais e mais para a população de Ceres que eu amo tanto. Lembrando que eu como Primeira Dama, estarei ao lado do Prefeito Rafaell Melo para ajuda-lo fazer uma gestão diferenciada.