INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Uruana realiza campanha de prevenção contra a cegueira
Saúde

Nesta semana (19 ao dia 22) a Secretária Municipal de Saúde e Primeira Dama Divina Arruda, realizou juntamente com toda a equipe de saúde e endemias do município a campanha de prevenção contra a cegueira com atenção á cidade e todos os distritos do município.

A ação teve a parceria da Telessaúde do núcleo de Telemedicina da UFG de Goiás e o município de Uruana.

 A campanha de detecção das principais causas de cegueira, além de orientar e ser de cunho preventivo, trás tecnologia até as UBS, requalifica as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o a população de Uruana na atenção à Saúde. Sua perspectiva (UBS) é a melhoria da qualidade de vida do cidadão urunense, no atendimento foram ofertado á ampliação de ações e informações pelas equipes e o aumento da capacidade clínica; Telecardio ( exames de eletro), laudos enviados pelos médicos do Telemedicina; a detecção das causas de cegueira coordenada por dois técnicos que verificam a retinografia colorida (simples). Assim apresentados os diagnósticos para cataratas; glaucoma, retinopatia diabética em pacientes acima de 45 anos de idade e diabéticos.

Foram realizados 443 exames de retinografia na população de Uruana, onde receberam o laudo em aproximadamente trinta dias pelo Oftalmo.

Segundo a Secretária Municipal e Primeira Dama Divina Arruda, com um simples diagnóstico a pessoa poderá detectar e com prevenção inibir o desenvolvimento da doença. (...)-“ nessa gestão o nosso Prefeito Cássio Gusmão quer que todos nós da saúde nos empenhemos em dar melhor qualidade de vida ao cidadão de Uruana. Isso é, cuidar, ajudar e prevenir para que doenças e moléstias não chegue ao cidadão uruanense. (...) enfatiza a primeira Dama.

A mesma campanha será repetida no mês de outubro, assim atender os cidadãos que passaram por despercebidos e desatentos.  

Foto e informações; Secretaria Municipal de Saúde de uruana

Matéria; Ferdinando Ricardo