INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Governo entrega mais 11.360 bolsas universitárias
Educaçao

Mais 11.360 alunos, de diversas instituições de ensino superior, foram incluídos nesta quinta-feira, dia 6, no Programa Bolsa Universitária. O evento de entrega dos benefícios aconteceu com a presença do governador Marconi Perillo e da presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo.

Com os beneficiados desta quinta-feira, o Programa Bolsa Universitária, criado em 1999, já contemplou 143 mil estudantes, sendo que 15 mil recebem o auxílio atualmente. Dos novos bolsistas, 10.360 receberam a bolsa parcial – destinada a alunos com renda bruta familiar mensal de até seis salários mínimos; e mil foram contemplados com a bolsa integral, destinada a estudantes cuja família tem renda brutal mensal de até três salários mínimos.  A partir desta sexta-feira, 7, até o dia 16, domingo, a OVG abrirá novas inscrições para oferecer mais oito mil bolsas.

A OVG tem convênio com 70 instituições de ensino superior que atendem a 236 municípios goianos. O estudante contemplado com a bolsa integral, Otávio Augusto Gonzaga, disse, em discurso, que descobriu a vocação para a área de Engenharia da Computação quando teve acesso aos cursos técnicos gratuitos que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) oferece. O aluno Luis Fernando Fernandes, que é deficiente auditivo, emocionou os novos bolsistas com discurso de agradecimento pela chance de ter conseguido se formar graças à BolsaUniversitária.

“Um estado cresce na medida em que crescem os investimentos na área da educação. O Governo de Goiás, quando entrega a Bolsa Universitária, abre novas perspectivas de vida e esperança aos estudantes e assegura um direito que é dos cidadãos brasileiros”, afirmou. A coordenadora-geral da OVG, Eliana França, disse que Goiás deixou de ser, há 15 anos, um local de privilegiados, democratizando o acesso à educação. “Desde 2011, a faixa de notas entre 7,5 e 8,5 – o que é considerada uma nota boa para o Ensino Superior – subiu 50%. Isso mostra que os alunos que recebem a Bolsa estão se esforçando ainda mais para se manterem beneficiados”, informou.

O governador parabenizou os estudantes beneficiados por terem conseguido vencer uma das etapas mais difíceis da formação superior. “Cada um de vocês tem suas dificuldades particulares, mas conseguiu ingressar em um curso superior e se esforça para nele se manter e se formar. A OVG reconhece esse esforço por meio de um programa sensível, mas criterioso”, destacou.

O Governo do Estado deverá investir neste ano R$ 180 milhões em bolsas universitárias. Com as novas vagas abertas, o Estado deverá atingir a meta de 150 mil bolsas universitárias.