INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Jovens de Ceres realizam audiência Pública e elaboram o Plano do Conselho Municipal da Juventude com grande apoio de classes sociais.
Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (17)  no auditório da Câmara Municipal de Ceres, vários representantes de colégios, faculdades, segmentos da sociedade juvenil local e de outras cidades  se reuniram  para elaborar o Plano Municipal da Juventude de Ceres.

 Insatisfeitos com o espaço oferecido no governo municipal, o retrocesso de direitos no âmbito estadual e federal, vários grupos de jovens querem  com isto, auxiliar na implementação de Políticas públicas locais, direcionadas a classe juvenil e ainda participar no processo político, suas elaborações com maior conscientização quanto aos problemas por eles enfrentados.

Esperando a presença de lideranças municipais por mais de meia hora do horário marcado para formar a mesa diretiva e não obtendo êxito, deram início aos trabalhos com a presença apenas do Vereador Reiller Seabra da cidade de Ceres e Vereadora Jusleide Neris da cidade de Rialma. Com mais de 250 jovens a audiência teve seu êxito pelo fato de além da participação espontânea, obteve um total apoio de várias entidades presentes; Instituto Federal Goiano,  Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Anápolis, UniEvangélica Campus Ceres;  Colégio Estadual João XXIII;  Jovens do Curso de Direito da UniEvangélica;  Grupo Motociclístico Anjus da 153, Grupo AJA, Grupo ASA – Associação  do Som Automotivo, Grupo 1000 Jovens;  Colégio Imaculada Conceição;  Pastoral da Juventude de Ceres; Representante do Movimento LGBT  entre outros.

No decorrer da audiência foi informado a real importância da criação do Conselho Municipal da Juventude em Ceres e posteriormente nas cidades vizinhas para que juntos possam buscar seus direitos, anseios e poderes constituídos junto ao município bem como o espaço para discutir, elaborar, participar e desenvolver programas voltados aos jovens de seus municípios. Desenvolver trabalhos em parceria com entidades relacionadas ao tema além de buscar apoio dos governos, empresas e sociedade.

A criação e implantação do Conselho Municipal da juventude em Ceres será um marco histórico, pelo fato dos jovens serem protagonista do seu espaço hoje e das gerações futuras. Poderem fiscalizar, argumentar e colocar os Jovens dentro da política, dando oportunidade de ouvir e ter voz aos seus anseios.

Após traçado os meios legais de tramitação para a criação do conselho o Vereador Reiller Seabra se dispôs em apoiar nos trabalhos e desenvolvimento do COMJUVE, Conselho Municipal da Juventude.

O projeto criação do Conselho Municipal da Juventude, do Fundo Municipal de Políticas para Juventude será encaminhado ao poder executivo e legislativo para que seja visto, aprovado e siga os tramites legais para sua fundação e criação.

Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo