INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Muquém recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida
Religião

A festa em homenagem à Nossa Senhora D’Abadia do Muquém recebe este ano a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A visita da imagem vinda de Aparecida do Norte (SP) será um dos destaques da tradicional romaria que este ano completa 266 anos e que sempre acontece no distrito de Muquém, no município de Niquelândia, a 377 quilômetros de Goiânia, no Norte do Estado.

A maior movimentação de pessoas é aguardada no dia 8 de agosto, às 15 horas, quando a imagem de Nossa Senhora Aparecida passa pela cidade, percorrendo o mesmo trecho de peregrinação da romaria de Nossa Senhora D’Abadia, até a chegada na igreja do povoado de Muquém.

O ponto alto da festa acontece tradicionalmente na noite do dia 5, com a procissão de Nossa Senhora D’Abadia, que sai de Niquelândia e chega até o povoado de Muquém quando, por um trecho de 45 quilômetros, fiéis e devotos caminham em procissão. Os carregadores do andor com a imagem de Nossa Senhora D’Abadia se revezam ao longo do caminho, durante a peregrinação pela GO-237. O último dia da romaria também costuma receber grande número de fiéis.

Acesso fácil
A reconstrução da GO-237, no trecho que liga Uruaçu a Niquelândia, está em fase de finalização e de acordo com o diretor de Manutenção e Operação da Agência Goiana de Transportes e Obras, Francisco Humberto Moreira, o trecho encontra-se em boas condições e oferece uma viagem tranquila e segura aos devotos. A Agetop alerta para que o motorista tenha atenção, porque ainda há trabalhadores e máquinas na pista.

O trabalho de roçagem às margens da estrada e de pintura dos meios-fios já está concluído. A rodovia recebeu ainda serviços de reconstrução em concreto betuminoso usinado a quente (Cbuq), recomposição da drenagem superficial e implantação de nova sinalização horizontal e vertical ao longo dos 89,3 km reconstruídos. As obras têm o valor de R$ 20,8 milhões, com recursos do Fundo de Transportes do Estado.

Apoio ao romeiro
A exemplo do que ocorre na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), montou no quilômetro 14 da GO-237, uma estrutura que presta atendimento aos fiéis da tradicional romaria.

Durante os dez dias de festa, a expectativa é de atender cerca de 50 mil pessoas no local. Os colaboradores da OVG farão a distribuição de lanches e cobertores aos moradores de rua da região.

O Centro de Apoio ao Romeiro funciona 24 horas oferecendo ainda atendimento médico, de enfermagem e massagem, e ainda banheiros com duchas e espaço para oração. Cerca de 40 pessoas trabalham no CAR, incluindo voluntários, funcionários da OVG e da Prefeitura de Niquelândia.

A estrutura conta também com um posto de atendimento e uma ambulância do Corpo de Bombeiros. O Centro de Apoio ao Romeiro tem a parceria da Ceasa, que contribui com o fornecimento de alimentos, além da Saneago, Celg, Detran, Secretaria de Segurança Pública, Agecom, Agepel e iniciativa privada.

Mais informações: (62) 3201-9415

Goiás Agora